Blog

A energia vital

O “prana” indiano, o “chi” chinês, o “Ki” japonês, nos remetem à energia vital que a tudo dá vida e que vitaliza os seres, os ambientes e tudo que os compõem. A beleza está na vitalidade, nos ciclos e na evolução constante que sempre nos conduzem a mudanças que se apresentam como convidadas ilustres mas…
Veja mais

Contato visual, saindo do monólogo.

Contato visual, saindo do monólogo. Uma ferramenta poderosa que temos e que pode estar fazendo muita falta pode ser revitalizada através de um hábito simples: o “contato visual”, nas várias situações que um relacionamento proporciona, desde momentos de silêncio verbal, mas que podem conter muita riqueza de expressão, até quando nas conversas, procurando “conversar” também…
Veja mais

O Foco da paz interior

“Para ser grande, sê inteiro; nada teu exagera ou exclui” Fernando Pessoa Os caminhos são variados, as opções são inúmeras. A pressão por tomar atitudes é algo que tornou-se comum no mundo de hoje. Há fontes de tensões interiores ou exteriores que podem desvirtuar processos que poderiam ser enriquecedores, se vivenciados na sua velocidade natural…
Veja mais

Dinâmicas Governantes

Dinâmicas Governantes - O Espírito dentro da ação O desenvolvimento é conduzido por percepções, necessidades e chances. Há momentos propícios para ideias e descobertas emergirem e há também o aspecto de estarmos preparados para aquele conhecimento ou ideia ou descoberta se tornarem realidade. A Vida tem várias esferas. Podemos entender estas esferas como universos envolvendo…
Veja mais

Quem foi Edith Cavell?

Vários anos atrás, viajando pela Montanhas Rochosas Canadenses, fui atraído, pelo nome, a conhecer uma geleira - ANGEL GLACIER, que ficava junto de uma montanha conhecida como Mount Edith Cavell. Ali, visitando o local, enquanto meditava, me veio o interesse de saber quem era a dona daquele nome dado àquele local tão especial em meio…
Veja mais

Os três níveis de ação

  Os três níveis de ação. Os raja-yogues tem uma interessante visão do mundo da ação. Basicamente consideram que haja três níveis de ação: Ação negativa (vikarma)- ações que trazem prejuízos, às pessoas, à natureza ou aos animais. Ação neutra (akarma) - ações comuns e corriqueiras (cozinhar, pedalar, embarcar num avião, andar...) Ação elevada (sukarma)-…
Veja mais

O conhecimento genuíno é transformador

O conhecimento genuíno é transformador! Através do conhecimento podemos aumentar nossa capacidade de resistência em situações que são difíceis, inesperadas ou dolorosas. O conhecimento é sempre transformador e, pode nos ajudar a lidar com realidades ao nosso redor com mais flexibilidade e sabedoria, ajudando-nos a nos conduzir em meio ao inesperado, sem abrir mão de…
Veja mais