Ouvindo as Estrelas - O Início - MiniLIVRO 1

Ouvindo as Estrelas - O Início - MiniLIVRO 1

(tempo médio de leitura-13 min)

Ferhélin, a personagem central dos minilivros nasceu no interior paulista, região sudeste do Brasil. É graduada em Física e especializada em Mecânica Quântica.

Desde que se formou, pouco mais de seis anos antes da publicação deste livro, tem atuado como professora e pesquisadora.

Trata-se de uma jovem mulher de olhos e cabelos castanhos que chegam aos ombros. À época dos encontros aqui narrados, estava prestes a completar 30 anos de idade.

Com 1,70m altura e peso proporcional, sempre praticou natação e gostou de caminhadas, atividades que, conforme depoimento dela, a inspiram à reflexão durante suas práticas.

A espiritualidade, desde criança, fez parte de sua vida com mãe e pais cristãos praticantes. Desde cedo, em casa, aprendeu a conviver com os temas de espiritualidade, de ciências e das artes sendo abordados e discutidos com naturalidade, nunca vendo barreiras entre eles.

Foi assim que aprendeu a respeitar e a admirar as pessoas que, independente dos caminhos religiosos, das visões científicas ou preferências artísticas que declaravam, agiam com foco no bem; conforme depoimento dela sobre ensinamentos recebido dos pais e daqueles que costumavam frequentar sua casa, ainda criança.

Foi após a publicação de um artigo em uma revista científica internacional que ela recebeu um convite para fazer uma apresentação sobre o assunto em um congresso no Canadá, o qual aceitou e – a partir da qual, os encontros aqui apresentados relatam a experiência de Ferhélin em solos canadenses. 

Observando, começamos a perceber, a respeitar e a valorizar. Compartilhando, começamos a aprender, de fato. Quando compartilhamos, começamos a perceber as sutilezas e a profundidade do que aprendemos; e mais, começamos a perceber as diferentes perspectivas com que tudo pode ser considerado.’

Tendo sido apresentada pelo mestre de cerimonias que a convidara ao palco, Ferhélin daria início à sua participação naquele congresso.

“Bom dia a todos os presentes. 

Antes de mais nada, agradeço a oportunidade de poder compartilhar alguns pensamentos e experiências aqui neste encontro tão especial. Sei que dentre os presentes há estudantes de diferentes níveis acadêmicos e pessoas de outras áreas que não as das ciências; assim, àqueles que já tem conhecimento sobre algumas das citações que usarei para ilustrar minha apresentação e que eles tão bem conhecem, peço a compreensão, pois preparei minha exposição de modo que todos, independente da área em que atuam, possam refletir sobre as informações de forma que sejam úteis a todos, independentemente de sua área e nível de escolaridade. 

Muito Obrigada!”

Einstein

Nikola Tesla[8]


[1] Evolução da Física, de autoria de Einstein e Leopold Infeld: livro que explica os fundamentos essenciais da física.

[2] Srinivasa Ramanujan (1887-1920) Um indiano que merece ser conhecido, pois é uma das figuras mais interessantes da história da matemática. Para ver filme que mostra um pouco da vida dele ‘O homem que viu o infinito‘ (dublado em português), clique aqui.

[3] Bertrand Russell foi um dos importantes pensadores britânicos do século XX, Teve Influência tanto nas ciências sociais como naturais e militou também pela filosofia e pela política, onde se revelou um intenso e ardente ativista social à época.

[4] G. H. Hardy: matemático notável que foi professor da Universidade de Cambridge na mesma época de Bertrand Russell. Foi muito influente na comunidade matemática britânica do seu tempo.

[5] Pitágoras (580-497 a.C.) foi um importante matemático e filósofo grego da Antiguidade. Autor do “Teorema de Pitágoras”.

[6] Gottfried Wilhelm Leibniz: filósofo alemão e figura proeminente na história da matemática e na história da filosofia. Sua realização mais marcante na matemática relaciona-se aos conceitos de cálculo diferencial e integral. Nasceu em 1 de julho de 1646 em Leipzig, Faleceu em 14 de novembro de 1716 em Hanover.

[7] Thomas Alva Edison (1847-1931): um dos maiores inventores dos Estados Unidos. Patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial.

[8] Nikola Tesla: um dos maiores gênios que já pisaram em nosso planeta e que, dentre outras concepções e invenções, descobriu a corrente alternada. Nascido em 1856 em Smiljan, atual território da Croácia. Seus pais eram de etnia sérvia. Estudou engenharia elétrica na Universidade de Graz, na Áustria.

Obs. do autor: só para nos lembrarmos, a corrente alternada  é gerada a partir de elementos naturais como, por exemplo: quedas d’água e vento. Tesla foi o pioneiro a conceber e a tornar realidade os benefícios advindos do fato de que ao girar um ímã ou uma bobina a corrente elétrica era gerada. Essa é a corrente que ilumina nossas casas e chega até as tomadas que alimentam os equipamentos eletrodomésticos e eletrônicos presentes nas residências e cidades de todo nosso planeta.

[9] Max Planck é considerado como um dos fundadores da mecânica quântica. Ele foi premiado com o Prêmio Nobel de Física em 1918 pelos “serviços que ele prestou para o avanço da física com sua descoberta dos quanta de energia”, conforme atesta o site do Prêmio Nobel. 

[10] Texto do discurso que consta do Livro “Para onde está indo a ciência?” (livro traduzido por James Murphy)


Livro Ferhélin Ouvindo as Estrela

Propósito do site Intuição.com:
Estabelecer, inspirar e fortalecer elos de esperança junto aos que estão na jornada de fazer deste um mundo melhor.

Para demais minilivros da série ‘Ouvindo as Estrelas‘ já publicados no site, clique aqui.
ou
Para o livro ‘Intuição Vida Melhor‘, clique aqui.
ou
Para REFLEXÕES-MINUTO, clique aqui
ou 
Para POSTS PARA REFLETIR, clique aqui
ou
Para a Home Page – Página Iniciall