Leia o capítulo ‘O que é intuição?’ que é apresentando logo abaixo:
1.3 O que é intuição?
Em essência, podemos dizer que a intuição é uma forma de expressão da nossa inteligência.
A intuição constitui um atributo inato do ser humano e pode ser vista como uma capacidade, um instrumento, uma característica, uma habilidade, uma faculdade ou um atributo que nos habilita a processar percepções de maneira inconsciente, traduzindo-as para nós de forma concisa, fazendo-as transparecer por meio de informações que compõem a nossa realidade. Essas informações que recebemos, sem termos consciência de como se manifestam, ou de onde surgem, podem ser entendidas como as intuições que experimentamos.
As intuições podem ser manifestadas por diversos meios, dentre eles podemos relacionar: pensamentos, sentimentos, emoções, sensações, insights, ideias, inspirações, concepções, entendimentos, compreensões, impressões, vislumbres, imagens, símbolos, sinais, cenas, lampejos, brilhos, pressentimentos ou presságios.
As intuições que experimentamos podem ser entendidas como traduções de percepções captadas. Algumas vezes podem ser muito claras e fáceis de serem percebidas, outras podem ser mais enigmáticas, podendo ou não, ser interpretadas em momento oportuno.
Várias são as denominações relacionadas à intuição: saber intuitivo, inteligência intuitiva, sensibilidade intuitiva, capacidade de intuir ou simplesmente intuição.
O entendimento da intuição como uma expressão da inteligência pode se relacionar com uma outra forma de expressão da inteligência, mais habitual e próxima do nosso entendimento, a razão; esta constitui a expressão de inteligência mais usada e avançada que experimentamos no nosso atual estágio de evolução. Cabe observar que a intuição não se restringe ao tempo, momento ou contexto em que a razão se situa.
Outra relação que podemos fazer em relação às características que todos os seres humanos possuem, diz respeito ao instinto, que constitui uma forma primitiva básica de inteligência existente em todos os animais, inclusive nos seres humanos.
Assim, numa primeira visita ao jardim da intuição, dentre as várias apresentadas no decorrer deste livro, compartilho a percepção da intuição como sendo uma forma de expressão de nossa inteligência, que nos proporciona conhecimento, sentimentos (feelings), percepções (insights), ideias, visões, pressentimentos, entendimento, esclarecimento, aprendizagem e outras aquisições de forma direta, sem fazermos uso do raciocínio.
Para dar sequência à leitura do livro,
clique no link: 1.4 Quando usar a intuição ou a razão?
Copyright © 2020 por H. S. Silva
Livro “Intuição: Para Viver uma Vida Melhor”
Capa do livro
“Intuição: Para Viver uma Vida Melhor”
Imagem no topo da página: Banco de Imagens Pixabay
Propósito do site Intuição.com:
Estabelecer, inspirar e fortalecer elos de esperança junto aos que estão na jornada de fazer deste um mundo melhor.
Para ver os capítulos já publicados do livro
‘Intuição Para Viver uma Vida Melhor’ clique aqui.
ou veja mais clicando nos links:
Para REFLEXÕES-MINUTO
ou
Para REFLEXÕES PARA A VIDA
ou
Para a Home Page – Página Inicial