FILMES QUE VALEM A PENA VER

FILMES QUE VALEM A PENA VER

Aqui relacionamos alguns filmes que valem a pena ver.

FILMES QUE VALEM A PENA VER

Aqui seguem alguns filmes que deixam marcas positivas, após assisti-los.
Para ir direto para detalhes do filme, clique no título do filme:


CINEMA PARADISO

Carruagens de Fogo

ALÉM DA VIDA

Mãos Talentosas

Sempre a Seu Lado

CONTATO

DUNA

IMENSIDÃO AZUL

INTERESTELAR

A CHEGADA

NO RITMO DO CORAÇÃO

VIVER

UMA MENTE BRILHANTE

O HOMEM QUE VIU O INFINITO

O PIANISTA

JOÃO PAULO I, O  “SORRISO DE DEUS”

DERSU UZALA

A ENCANTADORA DE BALEIAS

MEIA-NOITE EM PARIS

A VIDA É BELA

A ÚLTIMA NOTA (CODA)

AS NADADORAS

THE BOOK OF MANNING

UMA JANELA PARA O CÉU

TEMPLE GRANDIN

A JOVEM E O MAR

A Felicidade das Pequenas Coisas

CINEMA PARADISO

Uma declaração de amor ao cinema, isso é o que resume esse filme inesquecível. Assistir Cinema Paradiso é dar-se a chance de ser presenteado por uma obra que trata do amor ao cinema. Ennio Morricone compôs a belíssima trilha sonora do filme, lançado em 1988. Além da música extraordinária, a qualidade da cenografia e a sensibilidade da direção de arte dão a esta obra, dirigida por Tornatore, uma qualidade inesquecível.

Philippe Noiret atua como Alfredo, ao lado de seu admirador e amigo, o pequeno Totó, dando vida a um filme envolvente, inesquecível e imperdível para quem ama cinema.

Informações:
Elenco: JACQUES PERRIN & PHILIPPE NOIRET & SALVATORE CASCIATORE & ANTONELLA ATTILI & BRIGITTE FOSEY
Título Original: Nuovo Cinema Paradiso
Direção: GIUSEPPE TORNATORE
País de Orígem: Itália

Carruagens de Fogo

Carruagens de Fogo (Chariots of Fire) é imperdível! Filme baseado na história real da preparação da equipe olímpica de atletismo da Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos de 1924, em Paris, que contava com atletas-alunos da conceituada Universidade de Cambridge, Inglaterra. Com lançamento do filme, em 1981, a música tema do filme, composta por Vangelis, ficou famosa no mundo todo.

AlÉM DA VIDA

filme que vale ver Além da Vida

O filme mostra como diferentes pessoas são tocadas pela morte de maneiras diferentes. George Lonegan (Matt Damon) é um homem que tem o atributo de manter contato com o espírito de pessoas que faleceram. Marie (Cécile De France) é uma jornalista francesa que teve uma experiência de quase morte e o garoto Marcus perde seu irmão gêmeo. O filme aborda o tema da morte com sensibilidade e mostra como os caminhos deles se cruzam.

Mãos Talentosas

O filme narra a história real do Dr Benjamin Carson, um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo.
O filme mostra como o garoto enfrenta os problemas em sua infância, crescendo em meio a uma família abandonada pelo pai e conduzida apenas pela força da mãe, em meio à pobreza e ao preconceito vigente na época. O filme mostra como o garoto consegue melhorar suas notas e controlar seu temperamento até seguir o sonho de ser um médico.

Sempre a Seu Lado

O filme Sempre ao Seu Lado é uma adaptação livre de uma história real, passada no Japão do século passado e conta a história do cão Hachiko em filme com Richard Gere fazendo o papel que originalmente foi do professor japonês Hidesaburo Ueno.

CONTATO

O filme CONTATO mostra a predominância do paradigma de divergências de pensamentos existentes entre a religião e a ciência. É interessante ver o desenrolar dessas divergências e como elas influem na vida de Ellie (Jodie Foster como a cientista) e de Palmer Joss (McConaughey como assessor presidencial na área de espiritualidade).

Meu primeiro ‘contato‘ com essa jornada marcante, trazida por Carl Sagan em livro do mesmo nome foi através do filme; só após assistir o filme algumas vezes, em diferentes momentos, foi que vim a ler a obra que inspirou o filme Contato, cujo script para cinema foi escrito por Carl e sua esposa Ann Druyan.  A adaptação do livro, no geral, foi  fiel.

DUNA

Atores: Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Jason Momoa, Oscar Isaac e Dave Bautista

Duna é um filme baseado no livro escrito por Frank Herbert em 1965.
Duna é considerada uma das melhores ficções científicas já escritas, tendo inspirado inúmeros clássicos, entre eles, Star Wars. Ler o livro antes do filme sempre ajuda para entender os detalhes do filme.

O filme de 2021, tem como diretor Denis Villeneuve que tem um currículo de filmes aclamados pela crítica como A Chegada e 2049. Para os não leitores da obra, o sistema político de Duna é baseado na ideia de que diferentes famílias são como donas de determinados planetas. Todas essas famílias são governadas por apenas um imperador, e nos planetas há diversos grupos de povos locais. No filme, o mais importante grupo será o dos Fremen, o povo local do planeta de Arrakis, também conhecido com Duna, que é onde a história se passa. É um filme muito bom, assim como os livros da série.

IMENSIDÃO AZUL

Um filme, excelente por sinal, é ‘IMENSIDÃO AZUL’ (THE BIG BLUE / LE GRAND BLEU) de Luc Besson com ótima música Eric Serra e estrelado po Jean-Marc Barr, Jean Reno e Rosanna Arquette. Vale a pena ver este filme.

INTERESTELAR

Outro filme interessante que vale a pena assistir e é muito bom é INTERESTELAR, que narra a história de uma missão espacial, em que os astronautas viajam à procura de um novo lar para a humanidade. Atuam no filme os excelentes Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Bill Irwin, Mackenzie Foy, Matt Damon, John Lithgow e Michael Caine.

A CHEGADA

Outro filme muito interessante de assistir, e também muito bom, é A CHEGADA, com Amy Adams, Jeremy Renner e Forrest Whitaker.

No Ritmo do Coração

No Ritmo do Coração’ é a versão norte-americana do adorável drama francês ‘A Família Bélier’, lançado em 2014.

A versão em inglês tem o título “Ritmo do Coração” é um filme que conta a história de uma família com deficiência auditiva nos Estados Unidos. Ruby (Emilia Jones), a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e o irmão surdo com as atividades do dia-a-dia. Na escola, ela se junta ao coral. Com o tempo, ela percebe que tem uma grande paixão por cantar e seu professor a encoraja a tentar entrar em uma escola de música. A jovem, então, tem o dilema entre continuar ajudando sua família ou ir atrás de seus sonhos. Vale a pena assistir.

VIVER

VIVER (Living) é um filme japonês originalmente escrito e dirigido por Akira Kurosawa em 1952, com o título Ikiru. A refilmagem de 2022 é ótima e tem como pano de fundo a atuação do excelente Bill Nighy como Mr. Williams, um funcionário público em seu escritório na Prefeitura de Londres. O filme exala e inspira sensibilidade. Vale a pena assistir.

Uma Mente Brilhante

Uma Mente Brilhante é um filme biográfico, que retrata a vida do gênio matemático e ganhador do Prêmio Nobel John Forbes Nash Jr. e sua convivência com a esquizofrenia.

A história é ao mesmo tempo dramática e inspiradora.
O filme é excelente e mostra o importante papel de sua esposa Alícia Nash (interpretada por Jennifer Conelly ) no decorrer de sua vida.

O Homem que Viu o Infinito

O filme britânico ‘O Homem que Viu o Infinito‘ de 2015 apresenta a história de um dos maiores gênios da matemática, o Indiano Srinivasa Ramanujan, que viveu no princípio do século XX e fez importantes contribuições para o desenvolvimento da matemática, como a teoria dos números, séries e frações contínuas.

O filme mostra a amizade desenvolvida com o Professor Godfrey Hardy, que foi o grande responsável pela ida de Ramanujan a Cambridge, assim como as dificuldades dele naquela conceituada Universidade; sendo um Indiano pobre e sem graduação e que havia aprendido matemática intuitivamente.

O filme mostra os conflitos entre alguns professores da ‘Academia’ e o ‘Gênio intuitivo’ que, como confidenciou a Hardy, atribuía suas intuições à inspiração divina da deusa Mahalakshmi, protetora de sua família. O fato é que ele desenvolveu teorias que transformaram a Matemática para sempre, sendo hoje reconhecido como um matemático absolutamente extraordinário.

O PIANISTA

O Pianista é um filme que deve ser assistido. Ele narra a história de um pianista judeu polonês em Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial. O filme mostra uma triste realidade que deve ser revisitada sempre, para que nunca mais se repita.

JOÃO PAULO I, O  “SORRISO DE DEUS”

Um filme especial, não como filme em si, mas pelo exemplo inspirador da vida do protagonista, é João Paulo I, o  “Sorriso de Deus”. O filme conta a história de vida deste papa que teve apenas 33 dias de papado, mas deixou sua marca através de seu testemunho de simplicidade e amor a Deus e aos pobres.

DERSU UZALA

Dersu Uzala é outro filme que marcou época. É um filme de 1975, dirigido por Akira Kurosawa que também participou do roteiro, baseado no livro de Vladimir Arsenyev.

A ENCANTADORA DE BALEIAS

A Encantadora de Baleias é outro filme marcante. Conta uma história de uma lenda da tribo Maori. É uma história cativante e apresenta uma atuação marcante de Keisha Castle-Hughes, que com apenas treze anos de idade foi indicada ao Oscar de melhor atriz. Um filme que vale ser assistido.

MEIA-NOITE EM PARIS

Meia-noite em Paris é outro filme imperdível, dirigido por Woody Allen, que retrata jornadas de encontros incríveis de Gil (Owen Wilson), um escritor e roteirista americano, um personagem atual do século XXI, nas quais ele é magicamente transportado para a Paris de 1920, encontrando artistas dos anos 1920 e da Belle Époque. Nessas “viagens”, Gil encontra inúmeros intelectuais e artistas que admira e que frequentavam a cidade-luz naqueles tempos, como F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, Ernest Hemingway, Salvador Dali, Picasso, T. S. Eliot e outros.

A Vida É Bela

O filme italiano “A Vida é Bela” é um deste filmes que ficam para a história do cinema. Uma obra prima inesquecível para quem a assiste. O filme Vida é Bela de  1998 foi indicado para 7 prêmios da Academia, obtendo 3 Oscars®, incluindo um de Melhor Ator a Roberto Benigni.

O filme mostra a história de um pai e seu filho que, durante a Segunda Guerra Mundial, são levados para um campo de concentração nazista. A magia do filme nos é transmitida pelo pai, que em meio aos horrores de um campo de concentração nazista, usa sua imaginação para proteger o filho da realidade de terror e de violência que os cercavam.

A Última Nota (CODA)

No filme ‘A Última Nota’ (CODA), o octogenário e excepcional ator Sir Patrick Stewart interpreta um pianista experiente e faz dupla com uma jovem jornalista (Katie Holmes). O filme conta como ele, um reconhecido pianista, convive com uma crise de ansiedade que o impede de desfrutar boa parte de sua vida artística. É um filme que merece ser visto.

(Foto: Divulgação/Synapse)

AS NADADORAS

O filme britânico “As Nadadoras” nos apresenta uma jornada presente em nosso planeta – dos refugiados e suas realidades. Algo que todo ser humano deveria conhecer. O filme conta a emocionante e real história das irmãs nadadoras Yusra e Sarah Mardinij e suas jornadas quase milagrosas, de refugiadas de uma Síria devastada pela guerra, até as Olimpíadas do Rio de 2016. O longa biográfico acompanha a dedicação das atletas e aborda a força transformadora do esporte, que é capaz de mudar vidas. A história é muito inspiradora e nos apresenta algo que está mais e mais acontecendo no mundo atual que é a de pessoas sendo forçadas a deixar seus países e suas comunidades devido a sérias violações dos direitos humanos.

THE BOOK OF MANNING

Mudando de foco, para os apreciadores de esportes, o canal ESPN, de tempos em tempos apresenta alguns documentários interessantes sobre personalidades esportivas ou eventos do esporte, que acabam por trazer mensagens inspiradoras , como, por exemplo, o documentário THE BOOK OF MANNING que conta a história de Archie Manning, o pai e, dos filhos, Cooper que era ótimo jogador e teve a carreira de atleta interrompida por doença e de Peyton Manning e Eli Manning que foram excelentes jogadores de futebol americano e atingiram o auge de suas carreiras na NFL. Vale a pena ver, pois mostra a formação moral e ética que foi transmitida pelo pai aos jogadores que vieram a se tornar MVP na NFL. Sugeriria esse filme aos técnicos e aos  jovens esportistas que um dia sonham ser famosos – antes da fama há muito valor a ser apreendido por quem quer fazer a diferença. 

Uma Janela para o Céu

O filme “Uma Janela para o Céu” (The Other Side of the Mountain) conta a história de Jill Kinmont Boothe (interpretada por Marilyn Hassett), uma jovem de 18 anos que viveu nos Estados Unidos de 1955. Ela possuía um grande talento no esqui na modalidade Slalom, e era tida como a virtual vencedora dos Jogos Olímpicos de Inverno que ocorreriam em 1956. O Filme mostra o enorme desafio que ela enfrentaria, com um gravíssimo acidente durante um treino na neve, que quase a matou. O filme nos mostra que ela sobrevive, ficando paralisada do pescoço para baixo. Nele é relatada a grande vitória de Jill na vida vivendo com uma deficiência grave. O filme é de 1975 e contou com a presença de Beau Bridges, tendo rendido uma indicação ao Globo de Ouro de melhor atriz em drama a Marilyn Hassett e um Globo de Ouro por “Melhor estréia como atriz em um filme, do sexo feminino.”

Temple Grandin

Cinebiografia da jovem Temple Grandin (Claire Danes) que, sendo autista, apresentou uma maneira extraordinária e inspiradora de ver o mundo; obtendo, entre outras conquistas em sua vida, um doutorado na universidade e sucesso nos empreendimentos em que se envolveu. Com uma percepção de vida de profunda sensibilidade e de maneira inteligente, diferenciada e inovadora, dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas inovadoras que priorizaram o respeito e o cuidado para com os animais.

O roteiro do filme foi baseado nos livros “Emergence” e “Thinking in Pictures” de autoria de Temple Grandin.

Pela história da protagonista, vale a pena assistir – de tempos em tempos. Mostra a importância do ‘enxergar diferente‘ e do respeito aos animais, da sensibilidade e da percepção nas nossas vidas.

trudy ederle mulheres incríveis

O filme narra a história da nadadora Gertrude Caroline Ederle, conhecida como ‘Trudy’, que em 1926, aos 20 anos, busca atravessar o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, em 1926, época na qual reprimia-se práticas esportivas para mulheres.

Ela foi nadadora de competição americana, tendo sido campeã olímpica e recordista mundial em cinco provas. Ela ficou surda em 1940, por decorrências de uma infecção de sarampo que contraiu na infância . Durante muitos anos trabalhou como professora de natação para crianças com deficiência auditiva.

O filme sobre ela vale ser assistido: A Jovem e o Mar

Para ver post sobre Trudy Ederle, clique aqui.

filme A felicidade das pequenas coisas


O filme mostra a jornada de um jovem professor do Butão, Ugyen, que é enviado para ensinar em uma vila no Himalaia. No local não há nenhuma estrutura para lecionar.

O filme é interessante para reflexão.

Informação: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-279377

Novo filme – em breve aqui

De tempos em tempos apresentamos algumas dicas de filmes que ‘tocam’ a alma, conforme é o espírito do site INTUICAO.COM – assista e confira!

Propósito do site Intuição.com:
Estabelecer, inspirar e fortalecer elos de esperança junto aos que estão na jornada de fazer deste um mundo melhor.

Para REFLEXÕES-MINUTO, clique aqui
ou 
Para POSTS PARA REFLETIR, clique aqui
ou
Para a Home Page – Página Inicial