CHAMADA PARA ACORDAR

CHAMADA PARA ACORDAR

CHAMADA PARA ACORDAR é um convite relacionado ao meio ambiente. O texto aqui apresentado é um extrato do Minilivro ‘A AMBIENTALISTA’ –  recomendado àqueles que têm interesse no tema ambiental e querem, de alguma forma, contribuir para um futuro melhor de nosso planeta. Confira!

[Tempo de Leitura: 5 min]

CHAMADA PARA ACORDAR

Fonte: Minilivro ‘A AMBIENTALISTA de H. S. Silva

Ao observarmos a natureza, vemos que ela nos apresenta vários ciclos.

A cada ano, passamos pelas várias estações – há a primavera, o verão, o outono e o inverno; depois vem a primavera novamente e assim segue.

A cada dia, há a noite e há o dia. Há o anoitecer e depois há o amanhecer.

É interessante observar: após o período mais escuro da noite, vem o amanhecer; após o período mais frio do ano vem o florescer.

Penso que na nossa relação com a natureza, assim como em relação a vários outros aspectos da vida em nosso planeta, estamos num período como a parte mais escura da noite, mas creio que um amanhecer está à nossa frente.

Sinto que muitos estão sendo acordados para um novo amanhecer. Há um chamado para acordar crescente no mundo.

Certamente, há aqueles que estão longe desse acordar. E muitos ainda escolhem permanecer adormecidos.

Voltando seu olhar para as crianças das duas primeiras filas, esboçando um sorriso, a Ambientalista disse: – ‘até ficam bravos se alguém tenta acordá-los’.

Ato ao qual algumas das crianças corresponderam com um leve sorriso.

Aprendi com uma pessoa muito especial, que tem muito amor no coração, que é o Papa Francisco, que aqueles que escolhem permanecer adormecidos, assim o fazem por estarem afastados de seus próprios corações. [1]

De alguma forma, alguns daqueles que se afastaram de seus próprios corações, permitiram que suas vontades fossem invadidas por interesses materialistas; por orgulho; por poder ou por ganância e os frutos nascidos desses terrenos provocam o entorpecimento do coração; daí a se manifestarem a insensibilidade, a desordem, a crueldade e a perversidade. 

Após alguns segundos, voltando sua atenção ao público em geral, ela nos disse:

Observem que interessante. Aqui, no meio de vocês há uma amostra deste fenômeno que tenho observado em minhas andanças pelo mundo.

Observem a variedade de pessoas presentes aqui neste encontro. Há as crianças, há os jovens, há os jovens adultos e há os mais maduros.

O interesse no tema desse nosso encontro tem crescido em todas as idades e culturas. É um exemplo a nos mostrar que a ‘chamada para acordar’ em relação ao meio ambiente tem tocado muita gente.

Calou-se por mais alguns momentos, como que condensando tudo havíamos vivenciado naquele encontro; para dizer em seguida:

Eu estou escutando essa chamada – e olhando para os presentes, nas várias direções do auditório, disse: você e você e você está escutando essa chamada!

Não é algo isolado ou único, vários de nós estamos escutando essa chamada para acordar.

Ninguém está sozinho neste processo. Essa é a clareza que temos que ter.

Essa clareza é reflexo da ‘chamada pra acordar’.

Em meio à noite escura podem surgir as dúvidas: o que sou capaz de fazer sozinho? O que posso fazer?

A resposta pode ser: ‘posso fazer tudo!’ ou pode ser: ‘posso fazer nada.’

Quando encurtamos o horizonte à nossa frente, o impulso de achar que o que fazemos é inútil ganha força e fazer nada torna-se a opção mais fácil.

Quando alargamos os horizontes e observamos o olhar de esperança que ganha brilho dentre aqueles que recebem ajuda ou proteção, ou então escutamos depoimentos de pessoas beneficiadas por ações ou projetos que tornam possível a preservação ambiental dos locais onde vivem e a continuidade e – mesmo a sobrevivência de suas comunidades, a disposição em ajudar e a prontidão em fazer alguma coisa para proteger nosso planeta é que ganha impulso.

O resultado dessas ajudas trazem consigo as sementes do equilíbrio no planeta, do revigorar da natureza, da beleza única de cada estação do ano, da conservação do meio ambiente – e da vida.

Mas há mais: essas ações, projetos e mesmo as pequenas ajudas carregam consigo a alegria, a esperança e transformações, não apenas nas vidas de quem recebe os benefícios, mas também na vida daqueles que se prontificam a fazer sua parte.

Se permitirmos clareza em nossas consciências, entenderemos que mesmo o ‘pouquinho’ que pudermos fazer será muito e – muitos juntos no processo ajudarão a mudar o nosso mundo para melhor.

É um processo que depende de você, de mim - de todos nós! 
Fica aqui o convite: para fazermos juntos esta jornada.

Gratidão por vivermos em tão belo planeta!

Deste modo, a Ambientalista encerraria aquela palestra, ao que as pessoas se levantaram e começaram a aplaudir – como que compartilhando sentimentos de gratidão e esperança que fluíam de seus corações.

[NOTA 1]: Enciclica ‘Dilexit nos – Ele nos Amou’ – Capítulo 1, item 24

O extrato acima é do Minilivro ‘A AMBIENTALISTA
de autoria de H. S. Silva

Chamada para Acordar, meio ambiente

exercício Meio Ambiente