Caminhada rumo aos novos tempos.
A visão de sucesso perdeu vínculo com iluminação, ou ser bem sucedido, ou de estar em sintonia com os eventos em sucessão nas nossas vidas e passou a estar vinculada com fama, obter reconhecimento externo, ou ganhar bem e coisa e tal.
O entendimento de ser vitorioso ou perdedor passou a ter vínculos somente com o resultado e, para tal, os meios acabaram tornando-se secundários, surgindo a leitura de “os fins justificam os meios”.
Esse tipo de valor, inclusive, levou ao agir sem amor ao que está sendo feito e ao hábito degenerativo de realizar atos ou ter metas sem estar em ressonância com algo em que realmente se acredite ou se sintonize.
O efeito desse hábito resultou no abandono de talentos e arte na vida e, consequentemente, naquilo que se faz.
A leituras dos atos e objetivos na vida perderam totalmente o vínculo com a sabedoria, e obviamente, afastamento de Deus e de suas referências.
Ser culto foi “traduzido” como ser erudito ou bem informado, criando-se a distância com o que gera a cultura. Acima de tudo, o exercício da cultura deve ser um processo em transformação constante, onde a germinação interior, o amadurecimento, e a tradução em viver daquilo que é assimilado e apreendido, tornam-se valores, hábitos ou práticas, personalizadas e alimentadas por civilizações ou grupos que, de uma maneira ou outra, aprofundam o conhecer tão intensamente, a ponto daquilo fazer parte de suas vidas tão naturalmente como o ar que é respirado.
Hoje restam poucos sábios entre os cerca de 6 bilhões de habitantes do planeta.
O caminho em direção a uma nova era passa pela renovação desses valores onde a intuição se faça presente.
A revitalização da cultura pressupõe a germinação de novos valores e seu amadurecimento, o que se dá com a adaptação e a transformação de hábitos.
Transformar a sociedade em uma sociedade de sábios é uma questão que está vinculada a trabalhar a “iluminação” do que se tem dentro e está hibernando por longo tempo na escuridão que impede o acesso aos tesouros que estão acumulados dentro de cada um.
Reacender valores como auto estima e auto amor ajuda a clarear a caminhada onde você pode dedicar companhia e proteção a si mesmo e ser seu próprio guia.
A valorização do silêncio e da introspeção são fundamentos essenciais a quem quer participar desta caminhada.
————————————————————
Autor: Herbert Santos Silva
Livro: A Mente Saudável – Para Viver uma Vida Melhor
site intuicao.com
Foto: banco de imagens do site stockxpert