Peças-Chave

Peças-Chave

Hoje, ‘Reflexões para a Vida‘ do site intuicao.com apresenta como tema para reflexão ‘PEÇAS-CHAVE’ sobre o qual te convidamos a refletir. Veja um pouco mais sobre o tema. Confira!

Os sentimentos e emoções não nascem do ‘nada’; eles têm origem não no que aconteceu, não nos fatos externos; mas no ‘que’ pensamos e na maneira ‘como’ pensamos e agimos em relação ao que aconteceu externamente.

Os pensamentos são peças-chave na determinação de nosso estado mental e, de acordo com o estado mental, sentimentos e emoções são geradas.

Uma forma de traduzir isso é entender os pensamentos como sementes, que num momento futuro irão dar frutos. Os sentimentos e as emoções são alguns deste frutos. 

Em termos gerais, podemos entender a mente como um repositório de pensamentos, sentimentos e emoções – a resultante deste conjunto determina se uma mente é ou não saudável.

Se a resultante aponta no sentido da harmonia, da paz interior, da felicidade, do amor, da apreciação, do entendimento, do preenchimento interior, a vida da pessoa será uma.

Se a resultante aponta no sentido de preocupações constantes, vazio interior, ansiedade frequente ou insegurança, a vida da pessoa será outra.

Em um caso, a pessoa terá, quase naturalmente, a tendência de perceber os outros e como eles se encontram, em termos de sentimentos e emoções.

Nesse caso, a pessoa terá mais facilidade de interagir com a natureza ao seu redor; neste caso a sensação de apreciação e integração emergem sem grandes esforços.

No outro caso, a pessoa tenderá a olhar mais para si e para  as situações que imagina serem fundamentais para ela.

Nesse outro caso funciona como uma lente que distorce o mundo ao seu redor de modo que afeta as relações dela com as outras pessoas e com a natureza, que são pouco percebidas ou apreciadas.

O manejo das ‘peças-chave’ determinará a qualidade de vida e o bem-estar experimentado, seja qual for o caminho a ser percorrido. 

Possíveis ‘problemas’ não estarão no caminho, mas na forma como a pessoa encara o caminho.

Na maior parte das vezes, os problemas não estão no caminho, mas no modo de caminhar – ou seja, no ‘quê’ a pessoa pensa, no ‘como’ ela pensa e age durante sua jornada através do caminho por ela escolhido.

peças-chave