Dom Pedro II

Dom Pedro II

O site Intuicao.com modestamente presta respeito a uma personagem marcante que merece ser lembrada e que deixou muitos bons frutos em nosso país. Trata-se de Pedro II. Ele, por suas ações, ficou conhecido como um amante das inovações tecnológicas e como grande incentivador das artes, da educação e da ciência em nosso país.

Dom Pedro II

Há uma noção generalizada de que ele foi “um governante sábio, benevolente, austero e honesto“. O fato é que ele nunca cessou de ser considerado um herói popular para boa parte dos brasileiros que conhecem sua história.

Pedro II nasceu no Brasil e conduziu o Brasil por 49 anos, entre 1840 e 1889. Sua mãe faleceu quando ele tinha 1 ano de idade, seu pai o abandonou para retornar a Portugal quando ele tinha 5 anos. Desde criança foi muito dedicado aos estudos e sempre foi um leitor ávido. Sua infância em meio aos livros e na preparação para assumir o trono fizeram com que Pedro II fosse um homem preparado para ser um bom governante.

Durante seu período como monarca, foram construídas as primeiras linhas telegráficas e a primeira estrada de ferro do país. Foi no período dele que as leis abolicionistas avançaram – Lei Bill Aberdeen (1845)

Ele sempre focou no desenvolvimento econômico e social do país.

Como um amante da inovação que era e, visando ter contato com inovações tecnológicas, viajou a diversas partes do mundo com o intuito de trazer inovações para nosso país.

Ele ajudou diretamente estudiosos brasileiros e estrangeiros e auxiliou no desenvolvimento de importantes instituições de pesquisa. Em 1839, tornou-se patrono do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, e, conforme relatos, nos anos seguintes foi um participante assíduo das reuniões.

Conforme consta do Wikipedia: “D. Pedro II foi um erudito que, como imperador estabeleceu uma reputação como um vigoroso patrocinador do conhecimento, da cultura e das ciências. Ele ganhou o respeito e admiração de estudiosos como Graham BellCharles DarwinVictor Hugo e foi amigo de Richard WagnerLouis Pasteur e Henry Wadsworth Longfellow, dentre outros.
D. Pedro II não permitiu nenhuma medida contra sua remoção e não apoiou qualquer tentativa de restauração da monarquia por meio de uma guerra. “

Fonte principal de pesquisa: Info Escola – https://www.infoescola.com/biografias/dom-pedro-ii

Dom Pedro II