Tema para apreciação: “Existe uma chave para o despertar da intuição?’ – subcapítulo do livro “Intuição Para Viver uma Vida Melhor”
2.2 Existe uma chave para o despertar da intuição?
Imagine uma pessoa subindo até o topo de uma montanha e, ao chegar lá, em vez de apreciar a vista, ela continua a pensar nos seus problemas, preocupações, contas etc. O que isso representa? É como se o que estivesse ao alcance da sua visão simplesmente não existisse. Esse exemplo representa uma realidade que não é tão distante de muitas experiências no nosso cotidiano. Quando algo nos é apresentado, seja o cenário ou as pessoas que encontramos no caminho, se estamos atribulados ou preocupados, sequer notaremos o que se afigura. Em síntese, para a pessoa que chegou ao topo da montanha, de nada adiantaria estar ali.
Até o momento em que a pessoa percebe que a sua atitude mental é importante e faz diferença, poucos presentes da vida, sejam paisagens, ensinamentos ou percepções, serão aproveitados por ela. Nesse ponto, vale atestar que a primeira chave para o despertar da intuição, a qual é imprescindível é: estar aberto a aceitá-la. Se a pessoa refuta a sua manifestação, seja pelo motivo que for, como consequência, haverá a rejeição a quaisquer intuições que possa receber.
Há várias maneiras de efetuar essa rejeição, algumas geradas com o apoio de pensamentos racionais, outras por incredulidade, outras por desarmonia interior e outras por excesso de preocupações ou ainda por desconhecimento. O fato é que com a negação da intuição não há como despertá-la e, por isso, não haverá o passo seguinte, que é perceber e colher quaisquer que sejam os frutos gerados pela intuição.
A partir da chave inicial de abertura à manifestação da intuição, um segundo requisito deve estar presente: é o ato de desobstruir o canal da sensibilidade. É como se ao abrir a porta da mente ainda houvesse alguns obstáculos que devem ser removidos para que a sensibilidade seja ativada e fortalecida, e possa fluir naturalmente.
Há vários meios para a desobstrução do canal da sensibilidade, muitos deles serão abordados no decorrer deste livro mas pode-se dizer que há uma chave-mestra que abre os canais da sensibilidade. É o estado de paz interior! Sem medo de errar, o meio mais eficaz para ativarmos os canais da sensibilidade, com segurança e serenidade, é por meio do resgate do estado de paz interior. A partir daí a intuição possibilita a sintonia com outras fontes abastecedoras de pensamentos, ideias, respostas, percepções, pressentimentos, visões, insights etc., que se dá, podemos dizer, por meio da sintonia com fontes intrínsecas ou extrínsecas, que estão tanto em níveis profundos da nossa consciência quanto nos níveis externos, pairando nos “ares” dos possíveis universos que existem ao nosso redor. Processos ainda pouco conhecidos por nós.
Sob o prisma da integração universal isso é algo maravilhoso, mas sob um prisma puramente racional, a insegurança prevalece nas mentes de muitos ainda. Há que se entender que o tema “intuição” é novo para muitas pessoas que têm dificuldades até mesmo de pensar nele. A explicação é simples: como abordar um tema sem se apoiar em explicações racionais?
Quando as pessoas realizarem que “intuir” é tão natural quanto “pensar”, e que ambos se complementam, elas mudarão a sua forma de viver e de se relacionar com os outros e com a natureza. Sim, chegaremos ao ponto desse nível de mudança, pois a intuição é um instrumento que simplifica a nossa forma de perceber e ver, de entender e interagir, de pensar e sentir. Essa realização é pessoal e acontecerá quando a pessoa começar a se habituar a usar e a escutar a sua intuição.
Há vários meios desse processo acontecer. Depende de cada pessoa e de sua jornada de vida, mas a chave-mestra, que sempre poderá ser utilizada sem medos e contraindicações é a da paz interior. Esta é uma chave que, definitivamente, ajuda no despertar da intuição.
Capa do livro
“Intuição: Para Viver uma Vida Melhor”
Para dar sequência à leitura, clique no link:
2.3 Que portas a intuição nos abre para uma vida melhor?
Copyright © 2020 por H. S. Silva
Livro “Intuição: Para Viver uma Vida Melhor”
Propósito do site Intuição.com:
Estabelecer, inspirar e fortalecer elos de esperança junto aos que estão na jornada de fazer deste um mundo melhor.
Para outros capítulos do livro ‘Intuição Para Viver uma Vida Melhor’ clique aqui.
ou
Para REFLEXÕES-MINUTO, clique aqui
ou
Para POSTS PARA REFLETIR, clique aqui
ou
Para a Home Page – Página Inicial
Imagem do post: Pixabay