Um novo Planeta?

Um novo Planeta?

Um novo Planeta?

“Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Caltech – California Institute of Technology, descobriram evidências que sugerem que pode haver um “Planeta X” nas profundezas do sistema solar. Este planeta hipotético teria o porte de Netuno e orbitaria o Sol em uma órbita bastante alongada, muito além de Plutão. O objeto, que os pesquisadores apelidaram de “Planeta Nine ” ou Planeta Nove, poderia ter uma massa cerca de 10 vezes a da Terra e a órbita cerca de 20 vezes mais distante do Sol em média do que Netuno. Podendo demorar entre 10.000 e 20.000 anos terrestres para completar uma órbita completa em torno do sol.”

Nota acima foi publicada por http://solarsystem.nasa.gov/planets/planetx

Alguns poderiam perguntar: mas se há evidências, por que não há provas ainda?

Uma resposta simples é: imagine um planeta que demore cerca de 20 mil anos para dar uma volta no sol Lembremos que a Terra leva 365 dias e 6 horas para dar uma volta completa no Sol. Agora pense: como você pode saber exatamente onde o ‘Planeta Nine’ estará neste exato momento?
Ou seja, a dificuldade principal de provar sua existência real – até o momento, é esta – conseguir saber sua exata localização e conseguir captar sua presença física. Só para dar uma ideia, se sua órbita durasse um dia, os cientistas poderiam esquadrinhar a órbita dividindo o dia em minutos – daria 1440 minutos por dia e – suponhamos que procurasse o planeta por um dia, a cada minuto, em uma exata localização. Eles teriam 1440 chances de achá-lo. Agora imagine 20.000 (anos) vezes 360 (dias) vezes 1440 minutos.
Observo aqui que falei em minutos, agora e se os cientistas necessitarem da precisão de segundos; bem, aí multiplique o resultado acima por 60. Mas fica aí mais um fato que mostra o quão pouco sabemos ainda sobre este universo que habitamos, pois nem o sistema solar, que habitamos, conhecemos bem ainda. Esta é nossa jornada de aprendizes que continua em curso.

Para saber um pouco sobre este provável nono planeta, clique no link anterior – da Nasa.
Veja também o vídeo com a animação da órbita do planeta por nosso sistema solar, feita pelos cientistas, clicando na imagem abaixo.

Fica aqui o link aos jovens e demais interessados em saber mais sobre o Caltech – California Institute of Technology .