Princípios espirituais da prosperidade

Princípios espirituais da prosperidade

Princípios espirituais da prosperidade.

Prof. Dr. Adalberto Leandro Faxina.


Princípios espirituais da prosperidade

Existe um conjunto de “regrinhas” que, se aplicadas, garantiriam minha prosperidade o tempo todo?
Que regrinhas são essas?
As leis espirituais.

Principais áreas que queremos ser prósperos: saúde, finanças, relacionamentos e profissão.

Os sentimentos de carência e escassez são devidos a duas coisas: querer muito (muitos desejos, que é sinal de querer mais do que merece) e fazer pouco (não fazer por merecer).

Lei básica: prosperidade é meu direito por estar vivo. Mas para isso acontecer, tenho que ativar outra lei: para receber coisas da vida, preciso ter os méritos (preciso fazer por merecer).
Mas posso bloquear o fluxo natural da riqueza por causa das minhas atitudes (atitudes contraproducentes – quais são as minhas principais? Reclamar, trapacear, ficar desanimado, inveja, ciúmes, inconformismo, revolta e preguiça.
Preciso fazer esta verificação: para que se presta a vida e para que minha vida se presta? estes dois aspectos estão alinhados?

Prosperidade nas finanças:
Não somos donos de nada. Recursos nos foram confiados para serem sustentados por nós e para desempenharmos bem nossos papéis. Explorar cegamente é contraproducente;
Usar de forma valiosa, que significa duas coisas: não desperdiçar e usar para o bem. Assim, nos momentos de escassez, você terá o mínimo para garantir sua sobrevivência com dignidade. Dois aspectos importantes sobre isso: o fato de ter dinheiro não significa que tenho direito de comprar desenfreadamente, a natureza sofre com isso; e também uma reflexão básica: quanto preciso para sustentar meus desejos, vaidades, caprichos e voracidade?
Ser mestre dos órgãos dos sentidos;
Entregar tudo a Deus e deixá-Lo usar;
Riqueza precisa ser movimentada. Riqueza parada definha;
Conexão com propósito elevado. O propósito elevado alimenta a vida;
Ser um facilitador, um criador de oportunidade.
Consigo perceber que o egoísmo é contraproducente?

Prosperidade nos relacionamentos:
Quanto mais sou virtuoso, mais vou cativar/encantar as pessoas, assim não precisarei dar tantos presentes materiais;
Cooperação gera cooperação;
As pessoas reagem aos nossos sentimentos por elas mais que ao que falamos e fazemos, elas reagem aos sentimentos por detrás das nossas palavras e ações;
Se oferecemos coisas boas às pessoas, elas oferecerão coisas boas à nós, mas o oposto também é válido. Como posso exigir que as coisas me devolvam coisas boas se não dou coisas boas pra elas. Outra reflexão: quais são meus cinco principais produtos bons e meus cinco principais produtos ruins?

Prosperidade na saúde:
        Em nome dos prazeres sensoriais nos descuidamos, as doenças são o preço do descuido;
        Segredos da saúde física: usar o corpo para fazer boas ações, ser regular nos cuidados com o corpo, usar o corpo para doar e não para tomar.

 
________________________________
Prof. Dr. Adalberto Leandro Faxina
Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo