O que significa Baraka?

O que significa Baraka?

Baraka é uma bela palavra árabe que significa "um presente de energia espiritual que pode ser usado na vida prática". Imagine uma espécie de eletricidade que energiza quem a recebe. Essa eletricidade pode ser formar a partir de uma disposição real para fazer algo útil com muito cuidado, delicadeza e gentileza"
(ref.: do livreto Passaporte para a Leitura - Brincar de Ler - ler é preciso - instituto ecofuturo)

Abaixo reproduzimos o texto encontrado na wikipedia
Baraka (1992) é um filme documentário experimental estadunidense, dirigido por Ron Fricke, cinematografista de Koyaanisqatsi, o primeiro da trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio. Frequentemente comparado a Koyaanisqatsi, o assunto principal de Baraka é, de fato, similar, incluindo filmagens de várias paisagens, igrejas, ruínas, cerimônias religiosas e cidades, misturando com vida, numa busca para que cada quadro consiga capturar a grande pulsação da humanidade nas atividades diárias.

O domumentário foi filmado em 70mm colorido, em 23 países: Argentina, Brasil, Camboja, China, Equador, Egito, França, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Quênia, Kuweit, Nepal, Polônia, Arábia Saudita, Tanzânia, Tailândia, Turquia e EUA. Ele não contem diálogos ou cenas coesas, mas apenas imagens e som ambiente, conversas ou cantos, que podem ser considerados o narrador latente de uma intenção universal espiritual.

Nós do site intuicao.com agradecemos a dica enviada pela querida amiga Mari sobre este documentário e recomendamos que participe, sim participe, pois assistir este documentário não seria o termo mais apropriado para referir-se ao sentar-se frente a uma tela e mergulhar junto das cenas e músicas que compõem os cenários que, podemos dizer, constituem uma viagem, de fato.

Para ter uma breve ideia, há um vídeo de trailer do documentário Baraka disponibilizado no youtube, que você pode ver clicando aqui ou procurando no google.

Mas fica aí a dica de alugar este documentário em algum final de semana e curtir bons momentos.

Enviar por e-mail Enviar por e-mail