O Espírito do Líder – Lições para tempos turbulentos

O Espírito do Líder – Lições para tempos turbulentos

Anos atrás, em meio à crise financeira que assombrava a economia mundial, Ken O’Donnell lançava, em maio de 2009, o livro 'O Espírito do Líder - Lições para tempos turbulentos -'.

Esta obra fala sobre três temas essenciais para a evolução de um líder, também em momentos turbulentos: Ser um líder sábio (quando liderar de cima, lado a lado, por trás e a partir de dentro e, enquanto isso, fazer com que os colaboradores sintam que estão realmente progredindo); Os três pilares da sabedoria (compreensão, reflexão e prática) e Autoconsciência (como a consciência de nossa mais profunda natureza pode estimular o que há de melhor em nós). O prefácio desta obra é assinado por Ricardo Young, Presidente do Instituto Ethos.

Ken O'Donnel, autor do livro

Em O Espírito do Líder – lições para tempos turbulentos, Ken O’Donnell busca mostrar como qualquer líder, enfrentando tempos turbulentos, pode agir de forma mais eficaz e decisiva tendo focos mais claros e acesso a seu próprio potencial. “Com tantas coisas acontecendo, a boa notícia é que estamos sendo forçados a ser melhores – não apenas no que diz respeito a produtos e serviços ou sistemas administrativos. O grande desafio é sermos melhores como seres humanos”, explica o autor.

Ser um líder sábio
Ken O’Donnell explica que ser esperto não é o mesmo que ser sábio. Para ele, líderes sábios são aqueles que fazem brotar nos outros seu melhor potencial para que eles próprios se tornem líderes. Um líder não é necessariamente aquele que está no cargo de comandante. “Há uma grande diferença entre o tipo chefão ‘sabe-tudo’ e um líder autêntico e consciente. Por causa dessa distinção, a questão aqui gira em torno de ser um líder, e não apenas de liderança”, completa o consultor.

Para ser um líder sábio é necessário o equilíbrio entre três fatores: atitudes, relacionamentos e situações. Esses três pontos produzem a química de uma boa liderança. Além disso, existem também quatro indicadores que mostram se o indivíduo é sábio e também consciente: capacidade de adaptação, busca por um propósito maior, habilidade de cultivar pessoas e situações, humildade.

Os três pilares da sabedoria
O primeiro é a compreensão, que requer a percepção do que acontece além, ou seja, compreender o contexto geral dos acontecimentos. O segundo ponto é a habilidade para refletir, interiorizar e tocar a essência de nosso verdadeiro valor e despertar nossa intuição adormecida. O terceiro é o desempenho consciente dos valores, no tempo certo e de acordo com as necessidades do momento.

Autoconsciência
Quem eu sou realmente? A autoconsciência começa com um forte senso de identidade baseado no conhecimento, na compreensão e na aceitação do eu. O autor traz reflexões que ajudam o leitor a entender e encontrar o próprio eu. Além disso, explica que para podermos iniciar uma reflexão interna é preciso “criar pensamentos positivos relacionados com o estado natural do eu, consciente e deliberadamente”.

Segundo O’Donnell, quatro tipos de pensamentos são necessários: pensamentos positivos e fortalecedores (relacionados à natureza inata do verdadeiro eu ou a dos outros); pensamentos negativos e enfraquecedores (são os que giram em torno das falhas, fracassos, baixa autoestima, raiva, frustração); pensamentos inúteis ou desnecessários (são preocupações ou medos, imaginação irreal ou fantasiosa) e pensamentos neutros ou essenciais (relacionados a funções ou responsabilidades físicas como comer, dormir, tomar banho, cumprir prazos).

Usando exemplos reais, adquiridos em viagens, estudos e pesquisas, Ken O’Donnell prepara uma obra de claro entendimento e enriquecedora para os novos líderes e empreendedores. O autor passa por todas as etapas necessárias para o crescimento e desenvolvimento pessoal – questões que estão interligadas ao amadurecimento da liderança. Ao final de cada capítulo, o autor traz o intertítulo Perguntas para fazer a si mesmo, com questões para o leitor refletir sobre seus atos sobre liderança.

Sobre o autor: Ken O’Donnell é australiano, radicado no Brasil, e autor de 12 livros sobre desenvolvimento pessoal e organizacional publicado em nove idiomas. Até agora, O”Donnell já vendeu mais de 300.000 livros. Como consultor internacional, ele trabalhou com algumas das maiores empresas nos cinco continentes bem como com muitas repartições municipais, estaduais e federais em diversos países. É diretor para América do Sul da Organização Brahma Kumaris (que trabalha a área de desenvolvimento do ser humano) e é presidente do Instituto Vivendo Valores no Brasil. Para mais informações sobre o autor, clique aqui.

“A crise mundial não é apenas uma questão de conservar e administrar recursos. É o espírito humano, que literalmente nos dá vida, que precisa de renovação. Quando o trabalho é movido por um propósito maior e imbuído de paixão, tanto os atos, como o palco e os atores ganham nova vida”. (Ken O’Donnell)

A Integrare Editora, por ter a proposta de ser uma empresa socialmente responsável e por acreditar que o papel das empresas vai além de pagar impostos e gerar empregos, destina uma porcentagem do faturamento de todo lançamento para uma entidade não-governamental reconhecida.

Assim, parte da venda do livro O Espírito do Líder – Lições para tempos turbulentos, destina-se à Organização Brahma Kumaris – www.bkumaris.org.br – organização não-governamental fundada em 1979, que promove atividades em três áreas principais: trabalho de desenvolvimento do potencial do ser humano, principalmente, através dos cursos de meditação; atividades dos cursos de qualidade de vida em empresas, hospitais, etc.; e na comunidade, através de valores humanos com alguns programas específicos.

“Todos queremos um mundo melhor, mas para isso precisamos de seres humanos melhores que revelem o melhor de si pelos seus pensamentos, palavras e atos. Organização Brahma reconhece essa bondade intrínseca do ser humano. Quando nós mudamos, o mundo muda.”

Texto de Luciana M. S. Ferraz
Coordenadora Nacional da Organização Brahma Kumaris no Brasil.

Ken O’Donnell é escritor e consultor e mantém o blog espiritualidade na vida.

Enviar por e-mail Enviar por e-mail