O conceito de trabalho nos novos tempos

O conceito de trabalho nos novos tempos.

O entendimento de trabalho ficou reduzido a um meio de obtenção de bens e de sustento. Na prática, o ser humano desvinculou-se da essência do que é o trabalho.
Na prática houve um esquecimento do propósito de se trabalhar, e confundiu-se o fato de ter direito a uma recompensa financeira através de uma atividade com o fato de se agir com o objetivo principal de obter tal recompensa.
Essa diferença é vital e leva o ser humano a agir sem comprometimento com virtudes e valores básicos para ele, induzindo-o a valorizar resultados e recompensas, em vez de valorizar o processo da vivência em si.

Seja no nível físico ou mental, emocional ou intelectual, o trabalho, numa visão genuína e na sua essência, tem a ver com o compartilhar de qualidades, talentos e capacidades; em contextos nos quais os méritos sejam naturais e vão além da superficialidade do aspecto financeiro.
Isso, numa troca em nível mundial, implica na adoção de atitudes nas quais todos compartilhem e todos recebam. Significa, também, colocar o planeta para rodar, onde todos participam e todos recebem, e isso inclui a natureza, o mundo animal, vegetal e o mineral.

Será que só quando há dinheiro envolvido há trabalho?
O yogue meditando não está “trabalhando”, ou seja, compartilhando para fazer o mundo mais saudável e equilibrado?
A esposa que se dedica à casa e aos filhos não está trabalhando?
É sabido que o trabalho dignifica, mas não pelo status ou pela aparente importância que outros dão a ele, mas pelas virtudes que são empregadas no exercício do mesmo. E isso vai muito além de aparência, status ou retorno financeiro.

A revisão do conceito de trabalho passa pela revisão do conceito de viver.
Todos que direcionam sua energia a algo que acreditem, com o coração como guia, motivam novas concretizações, sejam do espírito ou da mente, sejam internas ou externas e ajudam a criar um intercâmbio de valores, habilidades, talentos, qualidades e capacidades, que faz o mundo convergir para a harmonia, por mais diversificadas sejam as culturas ou sistemas dominantes.
Pode-se dizer que trabalhar é integrar esse intercâmbio que se manifesta em harmonia, quando percebemos nossos papéis na vida com mais clareza e amor, humildade e respeito.
Então, trabalhar significará compartilhar com maestria aquilo que cada um tem de melhor, de acordo com o momento ou período, bem como com a necessidade que a vida nos apresenta e que o coração considera relevante.

Seja cuidar de um jardim ou da saúde de uma pessoa, da produção de uma peça mecânica ou de conduzir uma aula a alunos carentes, de cantar uma música ou limpar a rua, de escrever um livro ou de cuidar de idosos; o trabalho nos novos tempos representará a prestação de serviços relacionada com realizar benefícios com qualidade integral, envolvendo vários campos de ação simultaneamente em que o amor e respeito, ética e empatia estarão presentes, seja qual for a atividade.
Quando isto estiver ocorrendo, a energia financeira, que também inclui o dinheiro, estará fluindo sem bloqueios ou obstáculos, sem vazamentos ou desperdício.

Autor: Herbert Santos Silva
site http://intuicao.com

Enviar por e-mail Enviar por e-mail