Está em suas mãos ser feliz

Está em suas mãos ser feliz

Está em suas mãos ser feliz.

Por Dadi Janki.


Façam uma lista das coisas que trazem felicidade. Se vocês se verificarem profundamente, perceberão que há o ‘hábito’ de se tornarem infelizes. Não precisamos fazer um treinamento para nos tornarmos infelizes. Deveríamos usar o tempo para ouvir o que nos traz felicidade. Eu deveria ser livre deste hábito de ser infeliz. É uma oportunidade ser capaz de dançar e partilhar felicidade. Há muitos métodos que podemos usar para permanecermos felizes.

1 – Sempre se lembrem que permanecer em felicidade significa manter a sua dignidade – o estado de ser cheio de paz é um estado de amor. Lembrar-se das coisas velhas do passado é muito perigoso. Isso cria uma grande perda. Pensar sobre os outros e dizer que eles são assim ou daquele outro modo, também é perigoso. Apenas olhem para si mesmos.

2 – Se eu permanecer honesto, simples e limpo, isso trará grande felicidade. Os desejos criam muita confusão e angústia. Vocês precisam destruir estes desejos. O que está faltando na minha vida para que devesse ter desejos de qualquer modo?

3 – Pensem menos. Pensem de forma sensata. Quando pensamos muito, nos tornamos infelizes. Às vezes, apenas uma pequena falta de entendimento também nos torna infelizes.

4 – Aprendam a ver a rosa, não os espinhos. Ter aversão por algo ou alguém me torna infeliz. Se alguém diz algo que “eu não gosto”, então isso pica como um espinho. Vocês têm que aprender como olhar para as rosas e não para os espinhos. Não é sensato dizer “Eu não quero estas rosas porque têm espinhos!”

5 – Apenas assimilem o que é bom para vocês. O que quer que seja que eu goste, deixe-me adotar estas coisas. Se há algo de que não gosto, isso não é bom, então me deixe usar a percepção incógnita e poderosa para torná-lo bom. Não olhem para isso com desprazer.

6 – Aprendam a apreciar. Há um lugar e propósito para tudo. Esterco é necessário no jardim para que as plantas cresçam bem. No entanto, não é algo para segurar em minhas mãos. Deixe-o estar onde é apropriado. Nos tornamos tão afetados pelas coisas do mundo. Qual é o trabalho do fogo? Qual é o trabalho da água? Não poderíamos ficar sem ar, água, fogo ou a terra. Tudo tem o seu lugar, propósito e faz o seu trabalho. Deixe-me aprender a apreciar.

7 – Fiquem em silêncio e lembrem-se de Deus.

8 – Sejam cooperativos em todas as suas interações e relacionamentos. Quando há honestidade, amor, cooperação e altruísmo – estas qualidades criam maravilhas. Tudo o que temos que fazer é seguir dando a nossa cooperação e tudo ficará bem. Onde há uma necessidade, estou pronto para dar a mão. Então com este tipo de cooperação o que quer que precise ser feito, será feito. Esta é a maravilha de permanecer feliz e cooperar para tornar os outros felizes. Esta é a maravilha de apreciar minha fortuna e tornar os outros afortunados.

9 – Permaneçam introvertidos. Se eu sempre for introvertido, sempre estarei feliz. Se eu sempre for extrovertido, poderei ser influenciado por algo. Vocês podem pegar uma infecção do exterior. Ela vem para vocês de qualquer modo, através dos seus olhos, e de seus ouvidos.

10 – Tornem-se um servidor verdadeiro. Como sou capaz de criar felicidade para mim mesmo? Fazendo tudo o que precisa ser feito, permanecendo alerta e sempre pronto, nunca evitando ou dando desculpas quando a questão é algum empenho. Mesmo se o corpo não está bem, então deixe que os pensamentos sejam benéficos para os outros. Usem tudo de maneira valiosa.

11 – Percebam que vocês são atores heróis neste grande drama da vida. Sou um ator herói e mantenho os meus pensamentos tão valiosos quanto um diamante. Quaisquer tipos de pensamento que eu tenha, este será o tipo de vida que terei. Há uma porta para a felicidade e uma porta para a tristeza. Meu destino está em minhas mãos. Não importa qual situação possa ser, eu não devo nunca perder a minha felicidade. Assim como são os meus pensamentos será minha visão, assim como é minha visão, serão minhas ações. Um ator herói continua a fazer muito esforço para agir, de tal modo que se torne um grande herói. Eu também tenho que continuar a praticar e ensaiar tal caráter elevado, que eu seja útil a muitos.

————————————————-
Dadi Janki, Yogue de rara sabedoria, com 102 anos de idade, sendo que pratica Raja Yoga há mais de 85 anos. É Líder Administrativa da organização Brahma Kumaris

Imagem: Morguefile