Crônica de fim de tarde

Por Simone Goh*

Hoje cheguei cedo em minha casa, que prazer poder chegar ainda com o céu azul clarinho.
Encontro meu filho assistindo à TV .

- Mãe , me deixe ver se o cara é gay ou não é.
Como é isso ? – eu lhe pergunto- e ele continua fixo na TV.
- Ah, mãe é o programa da MG.
Esclarecendo, um casal foi até o programa de TV em virtude da moça estar desconfiada que seu quase ex- futuro noivo fosse gay, pois , segundo ela , o rapaz recebia ligações de um tal de baiano, o que era muuuuito suspeito.
A apresentadora assim, com a missão de resolver tal celeuma, submete o rapaz a uma sessão de perguntas, que são analisadas por um equipamento chamado polígrafo.
Polígrafo: segundo o Aurélio... Equipamento que de acordo com as freqüências emitidas pela voz indica se o emissor está mentindo.
As perguntas vêm à tona : Você traiu apenas uma vez sua noiva ?Você já foi assediado por um homem ? Você esconde algum segredo de sua noiva ?
Enquanto o rapaz, magrinho, e de feição imbatível ia respondendo as perguntas, a câmera focava a noiva, que se remoia ora em prantos, ora em caras e bocas.
Agora vem a melhor parte.... A apresentadora recebe as respostas captadas pelo equipamento e diz : Essa história não está me cheirando bem....Você querida, manterá seu relacionamento mesmo sabendo dos resultados ? – A câmera foca a moça e logo a seguir dá um close no par de alianças postas em uma caixinha logicamente vermelha da cor da paixão.
Ah, vamos mudar de canal, por que será que as pessoas se submetem a isso? –pergunto para meu filho e para mim mesma.
Mãe não esquenta, eles ganham 80,00 Reais para ficar aí na telinha.
Será que tudo é teatro ? Mas como são bons atores, deixam qualquer ganhador do Oscar no chinelo.
A noiva continua lá em frente às câmeras, menina bonita, que segundo a apresentadora, perdera um filho do ex- futuro noivo.
Se for teatro, fiquei tocada, não pelo fato, mas pela atuação das personagens , se for verdade, fica aqui a reflexão : Não conseguimos resolver nossos problemas, como será que podemos ser pais ?
De qualquer forma o programa vai terminando. A apresentadora informa as respostas e os resultados obtidos pelo polígrafo.
Você traiu sua noiva apenas uma vez ? O rapaz disse que sim, o polígrafo o desmentiu. Você esconde algo de sua noiva ? Mais um ponto para o polígrafo.
Estava quase mudando de canal ... a apresentadora pergunta a moça : Você continuará com seu noivo ? Ela responde claramente que não.
De repente, olha para o lado e avista aquele que lhe deu um novo caminho – a câmera foca o equipamento que começa a funcionar abruptamente.
MG não perde a oportunidade : Você a aceita como sua noiva ? E o polígrafo de forma peculiar começa a emitir sinais nunca dantes vistos : vários corações são impressos.
A moça , bonitinha , encontra enfim seu companheiro fiel e hetero.

* Simone Strelciunas Goh é Educadora e Poeta
Livro por ela publicado: O menino e a bola
livro_simonegoh
No livro O menino e a bola, Simone Goh e Ana Raquel fazem nossa imaginação correr solta no campo dos sonhos para percebemos que o coração deve ser a morada daquilo tudo que amamos.

Fica aqui a dica do blog da Professora e escritora Simone Goh.
O blog visa a disponibilizar artigos, comentários, resenhas, projetos sobre educação, língua e literatura para construir visões que nos removam do lugar comum. Lá há dicas de livros interessantes.
Para chegar ao blog clique aqui.

Enviar por e-mail Enviar por e-mail