Um pouco sobre Thomas Edison

Quem foi esse homem que, entre outras coisas, nos ajudou a dar mais luz em nossas vidas?

Bem, Thomas Alva Edison nasceu em Milan, Ohio Estados Unidos da América, em 11 de fevereiro de 1847.
Patenteou mais de mil invenções antes de morrer, um recorde que nenhum outro inventor jamais chegou nem mesmo próximo. Simplesmente foi o maior inventor da historia conhecida.

Curiosidades
"Em 1868 patenteou sua primeira invenção, um dispositivo para contar votos automaticamente no Congresso. Após apresentar sua invenção um congressista simplesmente comunicou a ele que não havia o desejo de acelerar a velocidade das votações no congresso."
"Em 1869 foi para New York City procurar emprego, enquanto esperava ser chamado para a entrevista um telégrafo quebrou. Era um dispositivo que tinha o preço de ouro, na época. Havia parado sem razão aparente. O escritório estava em pandemônio. Nenhum operador ou técnico conseguia encontrar o problema. Edison deu uma olhada na máquina e calmamente disse que ele sabia o que estava errado. Consertou o problema em poucos minutos e ganhou sua vaga para trabalhar na empresa. Não permaneceu por lá muito tempo, em poucos meses resolveu tornar-se um inventor profissional."

"The Wisard of Menlo Park"
Com 23 anos decidiu focar sua vida em "inventar".
Em 1876 criou um laboratório em Menlo Park, New Jersey, onde ficou conhecido como "The Wisard of Menlo Park" . algo como o "Mago de Menlo Park".
Dentre as mais de mil invenções que fez, Edison, inventou a "máquina que falava", o fonógrafo, (Antigo aparelho destinado a reproduzir sons gravados em cilindros ou discos metálicos).
Em 21 de outubro de 1879, após centenas de experimentos e após ver muitos tentarem, Edison conseguiu tornar a luz elétrica uma realidade.
Na noite de ano novo daquele ano, a rua principal de Menlo Park estava iluminada. Repórteres de jornais de todo o planeta vieram para cobrir o evento. Este foi o clímax da vida de Edison. Realizou invenções cruciais que tornaram possível a indústria eletrônica e o cinema. Faleceu em 18/10/1934 aos 84 anos.

Ponto interessante
Edison não era um cientista, em verdade ele descobriu apenas um fenômeno, conhecido por "Edison Effect", patenteado por ele em 1883. Envolvia a passagem de eletricidade de um filamento para uma placa de metal dentro de um globo de lâmpada incandescente. Edison não trabalhou muito nesta descoberta, mas o fenômeno tornou possível o rádio e muitas das maravilhas eletrônicas de hoje.

Apesar de não ser considerado um cientista, foi um homem muito prático. Ele fez mais que inventar, ele colocou as invenções em produção em massa.
Muitas vezes ele transformou descobertas abstratas de outros em dispositivos úteis para muitos.
O interessante é que não há uma invenção em particular que pode representar uma criação "exclusiva" de Edison, mas com certeza ele foi um dos maiores expoentes de nossa história conhecida que muito fez para termos os "confortos" que experimentamos hoje.

Sugestão
Apenas olhe para cima e veja a lâmpada no teto, ou observe o som da música que pode estar chegando aos seus ouvidos agora. Acho que podemos dizer:

VALEU EDISON !!!
As informações sobre Edison, inclusive a figura contidas neste site, foram extraídas do livro de Isaac Asimov "Breakthhroughs in Science" da Editora Scholastic.

Enviar por e-mail Enviar por e-mail