O que Gandhi fez de diferente?

O que Gandhi fez de diferente?

AHIMSA e SATYAGRAHA!
Eis a resposta!

"Não causar dano ou mal" ou “não agir maliciosamente”, estes são dois dos significados da palavra AHIMSA em sânscrito, que resumem a essência das atitudes de Mahatma Gandhi ao defender e eleger a NÃO VIOLÊNCIA como principal instrumento a ser usado por ele e aqueles que aderiram ao movimento de independência da Índia, no século passado.

Lembramos aqui que 'Maha' quer dizer Grande e 'Atma' significa Alma, ou seja, 'MAHATMA' significa Grande Alma.

Mohandas Karamchand Gandhi, o Mahatma Gandhi, nasceu no dia 2 de outubro de 1869, em Porbandar, na Índia ocidental. Gandhi era filho do Primeiro-Ministro local. Como criança sua educação ocorreu na Índia até a adolescência, sendo concluída na Inglaterra, onde se formou em Direito na "University College London", uma universidade que gerou, entre outras coisas, 32 ganhadores do prêmio Nobel.
De regresso à Índia, em 1891, Mohandas não ficou muito tempo em sua terra natal, ele morou boa parte de sua vida na África do Sul onde atuou como advogado e teve contato com a realidade do apartheid (regime de segregação racial).

Ele acreditava em Rama (nome dado por sua religião - a Deus).

Mahatma Gandhi foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha como um meio de revolução.

Satyagraha é um palavra em sânscrito composta por duas palavras nesta língua: Satya, que significa verdade; e agraha que significa busca. Portanto, pode-se entender satyagraha como a "busca da verdade".

Estes dois termos - 'Ahimsa e Satyagraha' constituiram os princípios de Mahatma Ghandi, ao tornar a não-agressão e a forma não-violenta de protesto seus instrumentos de manifestação. Princípios que não devem ser confundidos com adesão à passividade, pois, em realidade, constituíram uma forma de ativismo que, em vários momentos, representaram desobediência civil.

Mahatma Gandhi sempre buscou conscientizar a sociedade hindu e muçulmana da necessidade do posicionamento de pacifismo na luta pela independência da Índia. Desde sua volta à Índia, em 1919, Ganhdi foi um conscientizador do povo indiano, mas foi a famosa 'Marcha do Sal', em que ele pacificamente liderou o povo por cerca de 200 km até atingir o mar. No início contando com poucas pessoas, mas no final contando com cerca de 60 mil pessoas e mais de 50 mil assistindo os manifestantes recolhendo bacias de água salgada e produzindo o próprio sal, o que era proibido na época. Em 1947 a independência da índia foi conquistada e, em 1949, Mahatma Gandhi foi assassinado.

Frases pronunciadas por Gandhi

Para sua reflexão:

gandhi

“ O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder servindo aos outros. ”

“O amor é a força mais sutil do mundo.”

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.”

“Sempre que você tem a verdade ela precisa ser dada com amor, ou a mensagem e o mensageiro serão rejeitados.”

“Quando me desespero, eu me lembro que durante toda a história o caminho da verdade e do amor sempre ganharam. Tem existido tiranos e assassinos e por um tempo eles parecem invencíveis, mas no final, eles sempre caem - pense nisso, SEMPRE.”

“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.”

“Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.”

“Você deve ser a mudança que você deseja ver no mundo.”

Grato por tudo que fez Mahatma

Site INTUICAO.COM

Enviar por e-mail Enviar por e-mail