Redescobrindo o lado brilhante das emoções

REDESCOBRINDO O LADO BRILHANTE DAS EMOÇÕES.


A maioria das pessoas confunde o significado de 'emocional'. Toda pessoa tem seu lado emocional. As emoções são parte de natureza humana. O desenvolvimento do hábito de esconder as emoções não é saudável.

Uma faceta do aspecto emocional pode ser visto quando pensamos no que significa ser um 'bom profissional'.
Relacionando o conceito ao tópico emoção eu diria que um profissional verdadeiro é a pessoa que aprende a lidar com suas emoções de um modo que saiba como manter um nível alto de emoções positivas dentro dela mesmo.

Não existe nenhum dano em expressar o lado 'emocional'. Problemas acontecem porque as pessoas não sabem como lidar com as emoções corretamente. Algumas vezes o lado sentimental será a melhor atitude para ser compartilhada.
Aprender como manter um nível alto de emoções positivas pode ser uma ferramenta poderosa, que habilita uma pessoa a circular em qualquer campo sem perder sua autenticidade.
As emoções estão disponíveis, independente do lugar em que nos encontramos. Nós não precisamos pagar por isto. Não é que elas tenham permissão somente para se expressarem em um cinema, nas páginas de um livro ou quando ocorrerem grandes ganhos ou perdas. As emoções estão dentro de nós. Depende de como nós lidamos com elas.
Alguns desafios nos trazem emoções - e crescimento pessoal, que muitas vezes emerge destes desafios, e se fortalecem em nossas vidas, através de emoções que alimentam o espírito.

Ter sentimentos é sempre positivo, também no interior das empresas. Algumas vezes revelar o lado emocional é o único portal para acessar universos que uma "atitude fria" ou convencional jamais acessaria. Dar vida aos sentimentos é uma expressão de nossa humanização. Há muitos casos em que tudo que uma pessoa precisa para mudar sua vida é de um banho de humanização, e isto pode ser interpretado de várias maneiras.

Há aqueles que podem ter muita confiança em si e muito pouco confiança nas pessoas que trabalham em sua equipe - muito provavelmente este poderá se tornar um chefe, mas nuncalcançará o significado do que é ser um líder.

Muitos não imaginam que os iogues também têm seu grau de emotividade e também são pessoas emotivas - em um nível positivo. Isso oferece a eles leveza e experiências profundas. A própria experiência de bem-aventurança reflete um nível genuína de emoção pura.

As emoções são como sucos feitos dos frutos que nós cultivamos em nossas mentes. Um "problema" acontece com aquelas pessoas que se acostumam a lidar com frutos "estragados", o que ocorre por cultivarar sementes ruins (pensamentos) e desenvolver bloqueios de cargas emocionais com muito material inútil.

A solução poderia ser para cultivar internamente bons frutos - e obter bons níveis de ondas emocionais para nos empurrar além do usual, levando-nos a outro nível mais positivo, mesmo desempenhando atividades habituais. Em vez de blocos de "fardos emocionais", podemos ter "ondas sentimentais” muito positivas, que permitam abrir portas para novas experiências.

O movimento conduz à emoção

A motivação tem a ver com emoções também. A paixão é uma expressão emocional. Um líder tem que lidar com suas metas, e isto tem relação com o modo como as pessoas estarão envolvidas com atividades para chegar lá. Isso tem a ver com envolvimento emocional. As emoções podem ser uma ferramenta muito útil para evitar retrocessos, para ajudar a conduzir adiante e a desbloquear a mente e ajudar a mover adiante.

O intelecto é nosso líder interior e está fundamentado na compreensão, que, hoje em dia está relacionada aos modos lógicos de pensar. Se nós começarmos abrir os portões de nosso intelecto para a intuição podemos ser capazes de criar uma combinação muito poderosa. Quando adicionarmos a esta combinação o fluido das emoções positivas, nossa engrenagem interna trabalhará melhor. O fluido das emoções trabalha dentro do ser como os fluidos anti-congelantes exigidos para manter o fluxo da água nos "tubos" de um painel solar, durante os tempos bastante frios que algumas estações do ano nos apresentam. A perseguição do sonho permite a este fluxo seguir seu caminho.

Margem escorregadia

Ver a saída para problemas emocionais através de apenas dois modos habituais:
Um é ignorar ou escondê-los.
O segundo é lidar com eles muito seriamente, de modo que seu valor seja amplificado de tal maneira que a pessoa cria uma dependência deles.
Ambos os modos conduzem a pessoa para longe, afastando-a do "lado brilhante" das emoções.

Sugestões:

- Começar a avaliar o lado positivo das emoções. Tentar expressar este novo lado: sendo natural e transparente, permitindo às ondas de positivismo se apresentarem, de tempos em tempos.
- Começar fazendo isto consigo próprio e também com aqueles com os quais você se sente mais confortável. Fazer isto sem muitas observações depois de fazê-lo. Possivelmente com amigos, marido esposa ou crianças. Apenas começando a abrir-se a seu jeito e em seu próprio ritmo.
- Talvez a opinião de outros sobre seu comportamento possa criar algum senso de segurança em você - mas isso não conduz á estabilidade interior. Lembre-se de não levar opiniões dos outros muito seriamente!

Resultado

Quando você começar a ter intimidade com este "lado brilhante" de suas emoções você observará que a maior parte dos momentos positivos da vida estarão preenchidos de emoções.
Reforçar isto demanda um certo esforço e desprendimento, inicialmente fica mais fácil fora de seu ambiente profissional. Sinta alegria experimentando momentos simples, mas especiais de suas vida, talvez a companhia de sua filha ou a surpresa que você experimenta quando você se "comunica" com um pequeno bebê por contato visual, ou tendo um sorriso aberto generoso, sentindo você mesmo completamente leve e, por que não - iluminado e feliz naquele momento.

Fica aqui a sugestão de tente experimentar momentos de quietude, quando as emoções parecerem não existem, mas como em um lago, a água está lá, só que tão quieta que você se sente sendo invadido por ondas sentimentais que podem trazer uma brisa diferente a seu coração; percebendo aquelas ondas como sentimentos bons e emoções nutritivas.
O importante sobre as emoções é permitir a elas eles brilhem dentro de você - ou seja, que tenham vida; caso contrário você pode experimentar os fardos pesados que as emoções escondidas ou reprimidas transportam.

Atenção

Vale a pena observar:
- Estar atento para o fato que guardar bloqueios dentro de si é bastante prejudicial.
- Colocar emoções sob o tapete não ajuda.
- Descobrir a transformação das emoções pode ser mais fácil que pode se imaginar.
- Transformar a qualidade das emoções depende de você. Este é o sinal da diferença entre conduzir as emoções ou estar sendo levado por elas.

Fica aqui a sugestão para você refletir nestas questões.

Texto de Herbert Santos Silva
site: http://intuicao.com
Foto: disponibilizada pelo banco de imagens do site Pixabay

Enviar por e-mail Enviar por e-mail