Harmonia – cores, sons, aromas e um pouco mais

O ser humano busca a harmonia nas mais simples expressões, seja nas artes, na música, na dança ou nas telas pintadas, seja na esperança de um período de férias a chegar, na ciência, ou nas mais diferentes combinações de idéias, nas propostas e nas soluções, nos sonhos e nas realizações.
O ser humano sempre a busca. O que tem a harmonia de tão especial?
A harmonia é a conjunção de diferenças que resulta em algo consonante e único.

O que resulta da harmonia?
Alguns aspectos primeiros, resultantes de um estado de harmonia são:
Energização e Vitalização
Elevação do nível energético
Estímulo para avançar rumo ao ideal
Sensação positiva e bem estar
Abundância e prosperidade

A harmonia é um direito de todo ser humano e é reflexo de sabedoria na ação e considerando-se que este mundo em que vivemos é um mundo de ações.
Atingir o estado de harmonia é uma manifestação de maestria no viver.
Esta maestria pode ser refletida em viver sem ser afetado pelo negativo e em escolher viver da melhor maneira.

Energia

Este é um mundo onde tudo se expressa através de energias, desde o momento em que nasce um pensamento, até o momento da reprodução de uma vida humana.
Antes de uma casa ter sido erguida, antes de uma primeira pessoa ter tido um pensamento em construí-la, antes de o primeiro tijolo ser colocado, muita energia flui, em diferentes manifestações.

Do vazio ao preenchimento, o que acontece é a dança de energias em diferentes vestes.
A energia, ou chi*, como é chamada pelos chineses, ou Ki** como é denominada pelos japoneses, ou prana pelos indianos, se expressa em todos os setores onde há vida.
Na forma visível ou não, tudo é energia, tudo vibra em determinada freqüência.
Estudada na física e na química , utilizada para movimentar carros, trens, levar iluminação, aquecer um ambiente ou para refrigerar um alimento, a energia está sempre presente.

Focada por diferentes culturas, desde a Índia, onde é conhecida como “Prana”, no Japão como “Ki” ou pelos chineses como “Chi”*, a energia vital, ou seja a energia que tem vida, que leva a vida, e que gera a vida é respeitada, estudada e difundida através de diferentes práticas.
O “Shiatsu”, o “Do In”, a acupuntura e várias outras técnicas fazem uso do seu conhecimento chegando a níveis de detalhamento de pontos e canais energéticos, conhecidos como meridianos, que fluem pelo corpo humano.

O estudo dos campos eletromagnéticos de nosso planeta mostra que a energia flui natural e permanentemente em nosso ambiente planetário.
Os pólos norte e sul constituem referência e qualquer pessoa com uma pequena bússola verá a pequena agulha se direcionando rumo ao norte magnético.

Detectar as freqüências de vibração de um cérebro já não constitui surpresa através da eletrencefalografia **, assim como um exame eletrocardiograma detecta a freqüência do coração ***.

Compreender como a energia se manifesta e poder manipulá-la são objetivos que fazem convergir as metas de cientistas, de artistas e de várias áreas denominadas alternativas.
A manipulação da energia é a semente de mudanças nos campos energéticos.
Os ambientes, como tudo no planeta, sofrem as ações dos campos energéticos e observando isso surgiram métodos visando garantir saúde ambiental.
A Radiestesia* em muito tem contribuído para tal, assim como outras técnicas.
De há muito tempo no Oriente vem sendo utilizado o Feng Shui (pronuncia-se Fong Shuei)
Da Índia temos o “Vaastu Shastra” que é uma ciência antiga sobre a arte de construção e posicionamento.
Do Egito e América Central temos construções de centros energéticos que resistiram aos tempos que são as pirâmides.
Na Inglaterra, locais como Stonehenge e no Peru, Machu Pichu são também locais onde os estudiosos têm muito a pesquisar no sentido de desvendar o conhecimento das energias da Terra e do Céu.
Vários são os dados que refletem o interesse e conhecimento de diversas culturas na manipulação da energia, e sua relação com posicionamentos e formas de construções e mobília.

A idéia de abordar este tópico neste site visa dar uma visão geral do estudo de harmonização energética.

Harmonização energética

Várias são as manifestações energéticas que compõe o nosso dia a dia.
Viver com elas não é uma questão de escolha, pois elas aí estão, querendo ou não.
Viver com elas de maneira adequada é que pode fazer a diferença e tornar uma vida com mais harmoniosa.

Manifestações energéticas

Dentre as várias manifestações energéticas, algumas têm relação mais estreita com a área de harmonização de ambientes.

Sons

Entre o som agradável de uma cachoeira e o ruído do trânsito de uma capital, há uma grande diferença.
Entre o som de uma flauta ou de um tambor, entre o som de golfinhos e canto de um pássaro, há diferenças também, mas há o espectro de influências que atinge o extremo oposto, como o de ruídos indesejáveis.
A música instrumental ou cantada, o som de instrumentos musicais, ou o som da natureza pertencem a um espectro de freqüências que na maioria dos casos é saudável.
O volume auditivo é importante de ser respeitado, de outra maneira pode interferir e causar desequilíbrios que podem levar a doenças físicas e também psíquicas.

Cores

A combinação das cores e sua utilização harmoniosa são de forte influência, podendo inspirar criações magníficas ou criar mal estar.
No curso básico o aspecto “cores” será visto com atenção especial.

Formas

A utilização de formas sejam elas espiraladas, quadradas ou arredondadas gera sutis diferenças.
O estudo da energia das formas e sua influência constitui parte do estudo de Radiestesia de Energia de formas assim como de Radiônica.

Aromas

O bom odor pode inspirar o bem estar enquanto que odores desagradáveis geram grande mal estar.
Entre os óleos essenciais a perfumes várias opções podem ser utilizadas para tornar um ambiente mais agradável.

Reino animal

Do respeito aos golfinhos, peixes, elefantes, cavalos, cachorros, borboletas ou às aves e a seu habitat natural, resulta o equilíbrio no mundo em que vive o ser humano.

Reino vegetal

As plantas e flores, árvores e arbustos são parte ativa do processo energético.



Reino mineral

Os cristais e as pedras em geral constituem fonte de energia que podem resgatar níveis energéticos.

Materiais

A escolha dos materiais e sua utilização nas construções têm grande influência na harmonia ambiental.

Limpidez

Um ambiente limpo é um ambiente pronto a receber e refletir energias saudáveis, enquanto que um ambiente sujo atrairá energias insalubres. A limpidez agrega limpeza assim como transparência energética.

Quantidades

O bom senso e a sensibilidade devem conduzir a decisão de o quanto deve ser aplicado e mantido de elementos saudáveis, pois mesmo algo saudável em excesso pode se tornar prejudicial criando desequilíbrio.

Saúde

Criar um ambiente saudável é um caminho para tornar o ser humano mais saudável, tanto física, como emocional e mentalmente.

Para tanto agregar hábitos como o de respirar corretamente, assim como ingerir bastante água e alimentação saudável não devem ser esquecidos.

Autor: Herbert Santos
site http://intuicao.com
Fotos: disponibilizadas pelo banco de imagens do site stockxpert

Notas complementares:

Lembramos que as imagens apresentadas neste artigo foram disponibilizadas gratuitamente pelo site stockxpert: http://www.sxc.hu

* Chi, Ki, ou Prana – respiração cósmica, sopro cósmico, energia vital, energia primordial
** Eletrencefalografia
[Var. de electrencefalografia < ele(c)tr(o)- + encéfalo + -graf(o)- + -ia.]
S. f. Med.
Estudo do registro gráfico das correntes elétricas que se originam no encéfalo, mediante eletrodos colocados no couro cabeludo, na superfície encefálica, ou dentro da substância encefálica, constituindo valioso método auxiliar de diagnóstico de numerosas doenças nervosas.
*** Eletrocardiografia
[Var. de electrocardiografia < ele(c)tr(o)- + -cardio- + -graf(o)- + -ia.]
S. f. Med.
Estudo do registro gráfico das correntes elétricas originadas do músculo cardíaco que constitui valioso auxiliar de diagnóstico de numerosas doenças cardíacas.

Enviar por e-mail Enviar por e-mail