QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO USO DA INTUIÇÃO?

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO USO DA INTUIÇÃO?

Quando a pessoa trabalha em si própria, na direção de tornar sua consciência mais elevada, o uso da intuição torna-se natural e traz junto de si um empoderamento pessoal que alimenta e desperta poderes sutis, podendo-se observar alguns aspectos que emergem naturalmente:

➢ Empoderamento
O uso da intuição traz junto de si um empoderamento pessoal que alimenta e desperta certas capacidades ou 'poderes' sutis como o poder de integrar e de sustentar, assim como, o poder de criar e de transformar, que são alguns dos frutos naturais que advêm de ações desempenhadas com uma consciência elevada.

➢ Capacidade de Integrar
Níveis mais elevados de consciência proporcionam a manifestação da intuição num nível ainda mais apurado. Ela atua como fator de integração entre os elos que existem e que interconectam os campos de energia que compõem as ações e atitudes que são responsáveis pelos processos humanos.
O poder de integração amplifica a expressão dos sentimentos de coexistência e da percepção de estarmos integrados a algo maior. É a essência desse poder que desperta a sensação de grupos, de famílias e de conjuntos. A intuição induz à integração de elos que devem coexistir, realimentando e formando conjuntos. A harmonia é fruto desta integração.
A intuição tende a integrar, enquanto a razão, sem o uso da intuição tende a fragmentar. O próprio despertar desse poder inspira a integração da razão e intuição no dia a dia.

➢ Poder de Sustentar
O poder de sustentar, de alguma forma, relembra-me a frase: “Dê um passo em direção a Deus e Ele dará cem passos em sua direção”.
Como seres humanos, experimentamos altos e baixos; de alguma maneira, quando tudo parece impossível, sinto que é esse poder que nos ‘religa’ e nos ‘reacende’, quando a luz parece inexistir.
Como um bambu, que verga sob fortes ventanias e tempestades e quase toca o chão, mas não quebra, o ‘poder de sustentar’ é a nossa ‘seiva mágica’ que nos possibilita não quebrar de vez e nos induz a ‘levantar de novo’ quando parece que não mais temos força própria. A intuição, nesses momentos, parece inexistir, parece algo distante e fora de nossas realidades, mas ainda assim, é ela que nos possibilita flashes que mostram saídas. Quando fazemos um mínimo esforço e damos um passo em direção a uma dessas saídas, parece que recebemos ajuda ‘extra’ e, quando vemos, estamos nos levantando e logo estamos em pé novamente, como o bambu e como os cem passos de Deus em sua direção. O segredo é você dar o seu passo, isso é o mínimo requerido.

➢ Poder de Criar (Criatividade)
A faísca do Poder de Criar ou da criatividade pode acender e clarear a mente de modo a trazer à tona soluções e ideias brilhantes. A intuição capta o que há de ‘novo no ar’, desperta o aspecto mais vital do ser humano, que é o de criar, ativando energias que estão à disposição. Como um flash ou uma faísca brilhante a energia da intuição pode ativar nossa mente para além dos padrões convencionais, levando-nos a um patamar de ‘criar’ algo inovador.
A intuição é altamente proativa e seu uso ajuda na geração de soluções. A criatividade é um dom do ser humano e é uma característica intuitiva. A intuição amplifica esse dom e o leva a ter alcances inimagináveis.

➢ Capacidade de transformar
A intuição capta e mostra as necessidades de mudanças, indicando a necessidade de alterar caminhos e de transformar realidades.
Auxilia na identificação de momentos em que deve haver mudanças, como sentir: ‘é hora de mudar, de fazer algo diferente!’
A intuição é um instrumento que ajuda no processo de substituição de padrões e na escolha de novos caminhos . Ela nos abre a mente para possibilidades poucos imaginam.

➢ Inspiração
A inspiração é algo que toca o espírito. Ela é um dos frutos da expressão da intuição. A inspiração não é manifestação exclusiva de artistas ou de cientistas. Todos têm seus momentos de inspiração e quanto mais nos abrimos a percebê-los, mais vida damos àqueles momentos. A intuição abre portas para termos e percebermos momentos de inspiração em nossas vidas.

➢ Captar tendências
As pessoas intuitivas podem criar, mas também é necessário o uso da intuição para perceber ‘ondas’ ou ‘tendências’. Tão ou mais importante que criar é a capacidade de perceber novas ondas ou tendências que virão. Essa capacidade pode trazer ainda mais qualificação a quem a detém. Empreendedores e organizações valorizam em muito essa qualificação, e poucos a tem, já que a padronização do pensar se reflete no dia a dia dos pensamentos de modo a torná-los convencionais. Perceber mudanças de comportamento e de tendência, antes que isso ocorra, exige sensibilidade e abertura de visão. Essa capacidade pode dar novos rumos a empreendimentos, sejam eles individuais ou corporativos.

➢ Apreciação
A intuição nos ajuda a abrir a visão a muitos aspectos sutis que permeiam nossas vidas. Abrir a visão e apreciar o que é bom, belo e justo é o que os filósofos e sábios nos ensinam desde há muito tempo. Essa capacidade de apreciar nos dá força e poder para transformar momentos comuns em momentos especiais. A intuição é um canal importante nesse processo. Ela atua como uma ‘chave’ que nos ‘liga’ ao que é realmente relevante no momento e fecha a comporta de pensamentos desencontrados ou inúteis que costumam ocupar muitos momentos que poderiam ser bastante especiais.

➢ Consciência mais alerta
Sabedores de que nossos estados de consciência variam, emerge a importância na atenção com o estado de consciência que estamos experimentando.
Um nível mais elevado de consciência conduz a um uso mais apurado da intuição, ajudando a pessoa a ser intuída por fontes mais qualificadas, filtrando energias inferiores que permeiam nosso planeta em grande quantidade nos tempos atuais.
Na medida em que a consciência influencia nossa capacidade de ser intuídos, ao mesmo tempo, a intuição torna-se um instrumento fundamental na manutenção do estado experimentado por nossa consciência, ou seja, intuições mais refinadas fortalecem e elevam a consciência e se constituem em um dos meios de manutenção de estados mais elevados de consciência, enquanto - quando em estados de inconsciência ou de baixos estados de consciência, como os experimentados quando há ciúme, inveja, raiva, ganância, luxúria ou arrogância; intuições derivadas de padrões inferiores também influenciarão no estado de consciência, só que enfraquecendo ainda mais nosso estado de consciência. Por isso, a importância que deve ser dada ao nosso trabalho pessoal e íntimo de cuidar de nossa consciência.
A intuição decorrente de estados elevados de consciência, quando usada regularmente, ajuda a tornar nossa consciência mais alerta, despertando-nos para percepções que poderiam facilmente despercebidas em estados baixos de consciência.
No nível atual em que nos encontramos, como seres humanos, no estágio atual da humanidade em nosso planeta, a elevação da consciência tem a ver com aspectos como absorver e praticar o que aprendemos, observar e refletir com serenidade, e perceber o que é ou não relevante. Certamente a intuição tem papel importante nesse processo e, em muito, contribui para a manutenção do processo de elevação de nosso nível de consciência, levando-nos a transcender dia após dia.

➢ Capacidade de escolher
A intuição atua como um sensor e como um fator que também proporciona a identificação de propósitos e valores. A capacidade de escolher se reflete através de percepções que nos mostram a importância de manter certas práticas, de mudar outras e de abandonar aquilo que nos desconecta de nossos propósitos e valores verdadeiros.
Essa capacidade também se reflete atuando no fortalecimento das inter-relações - dando os clicks de alerta, quando algo está começando a sair dos eixos, mostrando-nos as conexões que devemos reatar - com Deus, ou com alguma prática que a pessoa sabe ser fundamental, por exemplo.
Em termos de escolhas, a intuição também nos aponta a importância do carinho que devemos ter com os elos de alimentação que são importantes para que os objetivos sejam alcançados e se expandam, proporcionando a realimentação dos agentes envolvidos. Ter a realização desse aspecto sutil é também realizar que o objetivo nunca é o fim a ser buscado, mas ele próprio é uma etapa do processo, que é cíclico e, no fundo, existe para que o fluxo da vida não paralise nunca.

➢ Capacidade de Aprender
Aprender é um exemplo de energia que sustenta e flui o tempo todo.
Sob certo prisma, em um dado momento, aprender pode ser o objetivo, mas este não pode ser o fim. Em um outro momento, sob um outro prisma, o objetivo atingido será apenas mais uma etapa do processo, que terá sua sequência através da realimentação de outros entes com aquele conhecimento que foi recebido. Ou seja, sob um certo prisma, nossas aprendizagens têm vida temporária, quer sejam intensas enquanto duram, mas logo deixam de existir e são substituídas por outras aprendizagens que dão fluxo ao viver. Mas, se observamos por um prisma mais macro, a aprendizagem nunca termina – ou seja, ela nunca é temporária, pois, na verdade ela é um processo permanente, em que recebemos e damos, crescemos e ajudamos outros a crescer, iluminamos e somos iluminados.
Aprender de fontes distintas nos é possibilitado, principalmente quando abrimos nossas mentes e elevamos nossa consciência para além do que nos cerca no dia a dia. A intuição é um instrumento que se faz importante nesse processo e em muito contribui para que o poder de aprender seja usado em sua completude, juntamente da razão.

➢ Capacidade de agregar.
A intuição nos possibilita intercâmbios no plano sutil, que ainda pouco conhecemos. Creio que muitas vezes, sem percebermos, estamos fazendo esse intercâmbio, por vezes em situações convencionais, como em um encontro com alguém ou em uma reunião etc., e outras vezes em sonhos, por exemplo.

Penso que algo que Georg Bernard Shaw um dia disse, tem a ver com esse aspecto: "Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã, e nós trocamos as maçãs, então você e eu ainda teremos uma maçã. Mas se você tem uma ideia e eu tenho uma ideia, e nós trocamos essas ideias, então cada um de nós terá duas ideias."

Creio que no plano sutil, as trocas sempre se dão como a imagem de Shaw no campo das ideias, ou seja, agregamos sempre, tanto quando damos, quanto quando recebemos e podemos ir ainda além, com as duas ideias ainda gerando uma terceira ainda melhor, e uma quarta, etc. O uso da intuição ajuda a amplificar essa capacidade de agregar.

➢ Capacidade de usufruir
Num plano mais elevado fica claro: ninguém é dono de nada no universo. Todos nós usufruímos do que nos é concedido e compartilhado. Isso inclui o conhecimento, e muito do conhecimento surge através da intuição, quando pessoas ‘captam’ certas ideias ou teorias. Grandes pioneiros, que mudaram nossas vidas nesse planeta usufruíram desse conhecimento fazendo uso da intuição. Mas além do conhecimento, a intuição nos capacita a usufruir muito mais; isso inclui as relações que estão disponíveis e que são normalmente ignoradas e inclui os ‘tijolinhos’ da construção de nossas vidas - os momentos, que podem ser usufruídos de diversas maneiras; depende de nós, de nossa consciência, de nosso estado mental e nisso a intuição pode também ajudar, dando-nos insights e percepções que nos façam aproveitar aqueles momentos de maneira ainda mais plena.

➢ Capacidade de sintetizar
Num mundo em que a objetividade é supervalorizada, conseguir a síntese pode parecer como o caminho óbvio, mas na prática o que vemos não é isso. O maior motivo disso é a falta de clareza e de visão em relação ao que é, de fato, importante. Isso tem a ver com o excesso de informações disponíveis no mundo. Há muita dispersão e falta de foco. Em meio a um mundo de informações a intuição nos mostra o que é verdadeiramente relevante, dando luz ao que interessa. Sabedores do que é relevante, podemos fazer a síntese usando ambos: a racionalidade e a intuição.

➢ Capacidade de filtrar
Muitas pessoas pensam que ter informações é importante, mas o importante é ter as informações necessárias e corretas. A enxurrada de informações inunda as mentes humanas hoje em dia, e quando novos temas surgem, a busca desenfreada por mais informações toma corpo. O resultado disso é o hábito de se conviver com um excesso absurdo de informações, a maior parte, inúteis e desnecessárias. Muitas delas são prejudiciais a quem as recebem, sendo que a maior parte das pessoas não percebe isso.
O fluxo de energia negativa que vem junto das notícias veiculadas pela mídia hoje em dia é massivo. A intuição pode atuar como um filtro, mostrando-nos, de imediato, com o que sintonizar e em que prestar atenção. O fato é que não somos obrigados a acatar toda a massa de informações que é veiculada nos meios de comunicação, sejam canais de televisão, rádios, jornais, etc. Também não somos obrigados a sintonizar com tudo o que as pessoas falam; em verdade, muito é replicação do que ouviram, poucos são os que processam internamente e realmente tem consciência do que estão falando.
É possível viver no mundo e ser seletivo em relação ao que nos é oferecido. Não somos obrigados a ouvir tudo, a assistirmos o que a maioria assiste na televisão ou de falarmos do que os outros estão falando. Ter um sensor como a intuição é importantíssimo nesse processo. Ela, de imediato, diz se algo é bom ou não, se tem a ver ou não. Ela nos diz se devemos participar de uma conversa ou não, se devemos assistir determinada programação na tevê ou não, se devemos escutar certo noticiário ou não, e assim segue, com músicas a ouvir, atividades a fazer e tudo o mais. É questão de praticar e de escutá-la, ajudando-nos a filtrar o que deve ou não entrar em nossas mentes.

➢ Capacidade de Enxergar
Da Vinci uma vez disse que ele ‘apenas’ retirava o excesso da pedra; o resultado era uma obra de arte para todos, mas ele ‘apenas’ enxergava o que era excesso ali e trabalhava para remover aquele excesso. Devemos dar graças a essa maneira peculiar de ‘enxergar’ que ele tinha.
Dar vez e valor aos insights ou às ‘faíscas brilhantes que acendem nossas mentes’ podem nos ajudar a ver, pelo menos parcialmente, com olhos que enxergam de maneira não convencional.

autor: herbert santos Silva
Este texto consta do livro INTUIÇÃO PARA VIVER uma VIDA MELHOR - Em PERGUNTAS E RESPOSTAS (Em processo de reedição)
site: http://intuicao.com
-----------------------------------------------------

intuição

INTUIÇÃO PARA VIVER uma VIDA MELHOR - Em PERGUNTAS E RESPOSTAS

-----------------------------------------------------

Enviar por e-mail Enviar por e-mail