Perspectivas da INTUIÇÃO – O esportista

Perspectivas da INTUIÇÃO - O esportista.

Uma das perspectivas sobre a INTUIÇÃO que hoje abordamos aqui no site, é a do esportista.

A intuição pode se manifestar sob diversos ângulos e, conforme a perspectiva, pode-se descrevê-la de um jeito – de acordo com as lentes daquela perspectiva. Aqui no site todo dia 20 estamos focando em uma perspectiva.

Há facetas da intuição que são facilmente encontradas dependendo do contexto de vida da pessoa e de acordo seus campos de atuação, conforme a perspectiva, será a faceta visível.

O esportista

Na perspectiva de esportistas de alta performance, facilmente vemos exemplos de atletas intuitivos, que são diferenciados, indo além da técnica perfeita e do imenso talento, seja no basquete como nossa atleta Magic Paula (foto), que traduzia sua sensibilidade às jogadas artísticas e algumas vezes inimagináveis, seja no futebol com a escolha de uma jogada totalmente inesperada ou no futebol americano numa corrida que surpreende ou no voleibol, quando uma levantadora faz um levantamento impensável ou quando uma atacante faz uma deixadinha.

Também pode-se observar o mesmo nos vários esportes como ginástica artística, tênis, natação, atletismo, handebol, tênis e todos os outros, em que a intuição pode conduzir atitudes que levam a escolhas altamente criativas em que se observa a criatividade intuitiva aliando-se ao talento e à técnica.

Os atletas intuitivos de alta performance, além do talento e do domínio completo da técnica em seus esportes, parecem se superar, fazendo coisas que seriam impossíveis de se planejar ou pensar com antecedência. Eles ‘percebem’ o momento e a chance e, simplesmente, fazem o inesperado.

Já os técnicos intuitivos percebem ‘aquele’ diferencial que parece que só eles captam, seja uma substituição, uma mudança de tática ou uma dica que ‘sente’ que tem que passar a algum atleta de sua equipe; também podem ocorrer insights que os fazem levar seus atletas a experimentar contextos completamente fora do que estão habituados, antes de uma decisão, por exemplo, e o resultado mostra que aquela ‘experiência’ como que atua como um elevador ou uma chave que parece levar o atleta ou a equipe a transcender seu próprio nível .

-------------------------------------------------------------

Extrato do livro: "Intuição Para Viver uma Vida Melhor - Em Perguntas e Respostas” que foi estruturado através de perguntas visando inspirar reflexões sobre o tema ‘intuição’.
Este é um livro dedicado às pessoas que, incógnitas, meditam, oram e se dedicam a exercer o bem e o amor .

O livro reflete as percepções do autor – como um ser humano intuitivo, aprendiz e observador; não de um acadêmico, especialista ou ‘dono da verdade’ e isso é importante estar claro desde o início de sua leitura. O texto aqui selecionado pode ter pequenas alterações ou inserções que visam se adaptar ao fato de estar sendo apresentado no blog do site intuicao.com.

Autor do livro: Herbert Santos Silva
Foto: imagem de 'Magic Paula' quando brilhava dentro das quadras.

Enviar por e-mail Enviar por e-mail