A Dança das Energias

A Dança das Energias.

Este é um mundo onde tudo se expressa através de energias, desde o momento em que nasce um pensamento, até o momento da reprodução de uma vida humana.
Antes de uma casa ter sido erguida, antes de uma primeira pessoa ter tido um pensamento em construí-la, antes de o primeiro tijolo ser colocado, muita energia flui, em diferentes manifestações.

Do vazio ao preenchimento, o que acontece é a dança de energias em diferentes vestes.
A energia, ou chi*, como é chamada pelos chineses, ou Ki** como é denominada pelos japoneses, ou prana pelos indianos, se expressa em todos os setores onde há vida.
Na forma visível ou não, tudo é energia, tudo vibra em determinada freqüência.
Estudada na física e na química , utilizada para movimentar carros, trens, levar iluminação, aquecer um ambiente ou para refrigerar um alimento, a energia está sempre presente.

Focada por diferentes culturas, desde a Índia, onde é conhecida como “Prana”, no Japão como “Ki” ou pelos chineses como “Chi”*, a energia vital, ou seja a energia que tem vida, que leva a vida, e que gera a vida é respeitada, estudada e difundida através de diferentes práticas.
O “Shiatsu”, o “Do In”, a acupuntura e várias outras técnicas fazem uso do seu conhecimento chegando a níveis de detalhamento de pontos e canais energéticos, conhecidos como meridianos, que fluem pelo corpo humano.

O estudo dos campos eletromagnéticos de nosso planeta mostra que a energia flui natural e permanentemente em nosso ambiente planetário.
Os pólos norte e sul constituem referência e qualquer pessoa com uma pequena bússola verá a pequena agulha se direcionando rumo ao norte magnético.

Detectar as freqüências de vibração de um cérebro já não constitui surpresa através da eletrencefalografia **, assim como um exame eletrocardiograma detecta a freqüência do coração ***.

Compreender como a energia se manifesta e poder manipulá-la são objetivos que fazem convergir as metas de cientistas, de artistas e de várias áreas denominadas alternativas.
A manipulação da energia é a semente de mudanças nos campos energéticos.
Os ambientes, como tudo no planeta, sofrem as ações dos campos energéticos e observando isso surgiram métodos visando garantir saúde ambiental.
A Radiestesia* em muito tem contribuído para tal, assim como outras técnicas.
De há muito tempo no Oriente vem sendo utilizado o Feng Shui (pronuncia-se Fong Shuei)
Da Índia temos o “Vaastu Shastra” que é uma ciência antiga sobre a arte de construção e posicionamento.
Do Egito e América Central temos construções de centros energéticos que resistiram aos tempos que são as pirâmides.
Na Inglaterra, locais como Stonehenge e no Peru, Machu Pichu são também locais onde os estudiosos têm muito a pesquisar no sentido de desvendar o conhecimento das energias da Terra e do Céu.
Vários são os dados que refletem o interesse e conhecimento de diversas culturas na manipulação da energia, e sua relação com posicionamentos e formas de construções e mobília.

A idéia de abordar este tópico neste site visa dar uma visão geral do estudo de harmonização energética.

Várias são as manifestações energéticas que compõe o nosso dia a dia.
Viver com elas não é uma questão de escolha, pois elas aí estão, querendo ou não.
Viver com elas de maneira adequada é que pode fazer a diferença e tornar uma vida com mais harmoniosa.

capa4-Harmonia-no-Ambiente1-643x1024

Autor: Herbert Santos Silva
Extrato do livro: Harmonia no Ambiente - Para Viver uma Vida MelhorEm processo de reedição
site http://intuicao.com
As imagens apresentadas neste artigo foram disponibilizadas pelos bancos de imagens Pixabay e Stockxpert

Notas complementares:

* Chi, Ki, ou Prana – respiração cósmica, sopro cósmico, energia vital, energia primordial
** Eletrencefalografia
[Var. de electrencefalografia < ele(c)tr(o)- + encéfalo + -graf(o)- + -ia.] S. f. Med. Estudo do registro gráfico das correntes elétricas que se originam no encéfalo, mediante eletrodos colocados no couro cabeludo, na superfície encefálica, ou dentro da substância encefálica, constituindo valioso método auxiliar de diagnóstico de numerosas doenças nervosas. *** Eletrocardiografia [Var. de electrocardiografia < ele(c)tr(o)- + -cardio- + -graf(o)- + -ia.] S. f. Med. Estudo do registro gráfico das correntes elétricas originadas do músculo cardíaco que constitui valioso auxiliar de diagnóstico de numerosas doenças cardíacas.

Enviar por e-mail Enviar por e-mail