SEMENTE DA ESPIRITUALIDADE

SEMENTE DA ESPIRITUALIDADE.

A seguir, um extrato do livro Ferhélin, OUVINDO AS ESTRELAS.

...
O verde apresentava diversas tonalidades e brilhos.
Ao caminhar por sob as árvores, Ferhélin* via um universo diferente. Experimentava uma liberdade única, sentindo o frescor do ar enquanto via a copa das árvores acima.
Caminharam em silêncio, por cerca de dez minutos, quando então, Ferhélin se dirigiu ao Mestre Yogue**:

— A experiência de paz, como essa que você me conduziu, está além de filosofias, crenças e religiões, não é assim?

O mestre mostrou respeito à pergunta, refletindo por alguns momentos.
Enquanto ele permanecia silencioso, ela imaginou-se em uma das inúmeras reuniões de seu departamento na universidade. Lembrou-se de que, naquelas reuniões, não havia pausas para reflexão. Caso alguém questionasse algo, logo de imediato, respostas surgiam, e havia até mesmo disputas para conseguir falar. Ali, observando o mestre, estava aprendendo que um diálogo poderia ter pausas para reflexão. É incrível, pensou. Quase trinta anos de idade e somente agora eu percebo isto, de fato.

Após alguns instantes, enquanto continuavam sua caminhada, o mestre disse:
— O segredo mais sutil que existe é que tudo está interligado. Cada ação desempenhada afeta o planeta todo.
Sabe como vejo o papel das religiões?
Sinto que cada uma é um ramo de uma árvore cuja semente é uma só: Deus. Discussões sobre qual é o fruto mais importante, qual folha brilha mais ou qual galho está mais correto é algo fora do contexto do real significado da espiritualidade. No fundo, todas fazem parte de uma mesma árvore. Penso em Deus vendo certas discussões e argumentações. A energia da compaixão é a energia que sinto vindo Dele, quando penso nisso.

Um aspecto fundamental, comum às religiões, filosofias e crenças, é o dos valores fundamentais, que são universais e transcendem tudo o mais. A paz é uma energia vital, assim como o amor; eles constituem alguns destes valores universais. Esses valores são atributos que podem servir como meios para estabelecer uma convergência comum a todas as religiões, crenças e filosofias. Penso que a paz e o amor são atributos que transcendem tudo isso, pois são qualidades próprias do ser humano e de Deus.


Trecho do ivro: Ferhélin, Ouvindo as Estrelas
Autor: Herbert Santos Silva
-------------------------------------------------------------
Notas:
*Ferhelin: personagem central do livro, uma jovem cientista em sua jornada pelas Montanhas Rochosas.
**Mestre Yogue: personagem que Ferhélin encontra em sua jornada.

Enviar por e-mail Enviar por e-mail