A arte de amar e a sabedoria do desapego


Por Dadi Janki*

Você precisa de poder para permanecer livre da influência dos outros. Desapego é este poder. Se você não consegue permanecer desapegado das influências, não será capaz de manter seus pensamentos sob controle. E desta forma, é como se houvesse uma espiral decrescente, até que todo o traço de bem-estar seja perdido.

O primeiro passo é entender quem você é como uma entidade espiritual. Isto capacita você a desapegar-se de sua identidade física, e do mundo de pensamentos e sentimentos negativos que esta identidade gera. Ao invés disto, você apega-se à sua personalidade espiritual, o ser de paz e poder internos.

Um dia normal será sempre preenchido de desafios a este desapego. De um lado haverá a consciência espiritual e de outro haverá a atração por seres humanos e pelo mundo material. Desapego não é uma questão de separar-se daquilo, mas de simplesmente permanecer consciente de si mesmo como um ser espiritual enquanto estando no mundo e desempenhando o seu papel. Desapego significa simplesmente manter-se centrado na sua espiritualidade.

Deus está nos ensinando a arte de ser amoroso. Ele é o Doador, Ele é o Oceano de Amor, e Ele está nos dando tanto. Mas primeiramente tenho que aprender a arte do desapego, de outra forma, não terei direito de reivindicar o Seu amor.

Desapego é um talento, bem como uma arte. É desenvolvido por meio da consciência da alma que, juntamente com um profundo relacionamento com Deus, me protegerá de ser derrotado pela atração do amor limitado. Significa ser tão centrado na consciência da minha natureza espiritual verdadeira que haja uma rejeição natural e automática aos traços de personalidade adversos dentro de mim e às atrações limitadas à minha volta. O desapego permite que eu não seja afetado por tudo isso, de forma que eu seja capaz de cultivar os valores e virtudes da minha personalidade espiritual. Deus quer me dar todo o Seu amor, mas se a primeira condição de desapego não for obtida, não serei capaz de receber este amor. Ao voltar meu olhar para outra direção, a verdade será bloqueada, e o meu progresso terminará. Desapego é um pré-requisito muito forte.

---------------------------------------
* Dadi Janki, que completou 100 anos recentemente, reside na Índia, na sede mundial da Brahma Kumaris, da qual é coordenadora internacional.

Veja Dadi Janki falando um pouco mais sobre o amor, tema da reflexão que você acabou de ler, clicando na imagem abaixo. (vídeo de aproximadamente 5 min).

Enviar por e-mail Enviar por e-mail